25 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,7GW

CCEE divulga estimativas para cálculo do impacto do GSF

Câmara de Comercialização de Energia Elétrica anuncia os temas prioritários para 2021

Autor: 15 de abril de 2021Setor Elétrico
2 minutos de leitura
CCEE divulga estimativas para cálculo do impacto do GSF

A CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) divulgou a primeira estimativa para os novos cálculos da extensão de outorga, que será oferecida como contrapartida às usinas que aderirem à repactuação do GSF (risco hidrológico) no ACL (Ambiente de Contratação Livre).

De acordo com a projeção, após a contabilização do ajuste do fator de direito das plantas já repactuadas no mercado regulado, chega-se a um valor de R$ 19,9 bilhões para o impacto financeiro dos fatores considerados no processo.

“Esse valor será repassado às geradoras que aceitarem a proposta por meio de ampliação das concessões. O tempo médio dessa postergação será de 864 dias no novo cenário, ou 2 anos e 4 meses. O resultado anterior, enviado para a análise homologatória em março, previa uma extensão média de 683 dias, ou 1 ano e 9 meses”, disse a CCEE, em nota. 

A Câmara reforçou ainda que os dados são baseados em uma leitura preliminar das mudanças de regras necessárias após a aprovação de um dos pleitos encaminhados à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) por parte dos agentes. 

“A CCEE vai aguardar a deliberação dos demais pedidos que estão em discussão na diretoria do órgão regulador para avaliar o tempo necessário para que sejam refeitos os cálculos”, ressaltou o comunicado. 

Planos para 2021

A organização fez um balanço das iniciativas de 2020 e apontou também que irá investir nos seguintes temas para 2021:

Câmara de Comercialização de Energia Elétrica manteve estratégia de investir em cinco temas prioritários. Fonte: CCEE

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.