27 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,82GW

CCEE é autorizada a flexibilizar adesão de geradores com contratos no ACL

De acordo com a CCEE, a medida vai facilitar a admissão de produtores independentes

Autor: 28 de agosto de 2020outubro 2nd, 2020Setor Elétrico
CCEE é autorizada a flexibilizar adesão de geradores com contratos no ACL

A CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) foi autorizada a flexibilizar, em caráter temporário, as condições de adesão de geradores que tenham ou não contratos no ACR (Ambiente de Contratação Regulada), para fins de registro de contratos de compra e de venda de energia no ACL (Ambiente de Contratação Livre).

De acordo com a CCEE, a medida vai facilitar a admissão de produtores independentes com obras em atraso. Ao total, foram recebidos vários pedidos de flexibilização de geradores que venderam 100% da energia no ACL e também dos que comercializaram parte da energia no ACL e parte no ACR.

Segundo as regras atuais, os geradores com contratos regulados podem aderir à CCEE e iniciar a operacionalização a partir do início do suprimento, mesmo que isso ocorra em data anterior à entrada em operação comercial da usina. Para geradores com contratos no ambiente livre, a adesão só é permitida após a entrada em operação do empreendimento.

Energia solar no ACL

Segundo Bernardo Marangon, especialista em mercados de energia elétrica e diretor da Exata Energia, a energia solar vem atraindo cada vez mais a atenção de consumidores livres e especiais que negociam no ACL.

“A Exata tem presença também no mercado livre e o que estamos vendo é uma escalada pelo interesse dos consumidores em projetos de energia fotovoltaica. Atendemos geradores e consumidores que gostariam de gerar sua própria energia, e o número de estudos e diagnósticos que temos feito aumentou consideravelmente. Acreditamos que este tipo de projeto fará cada vez mais sentido, dado que a tendência de queda do valor do investimento deve continuar”, destacou Marangon.

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de um ano, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.