[gtranslate]

CCEE é autorizada a flexibilizar adesão de geradores com contratos no ACL

De acordo com a CCEE, a medida vai facilitar a admissão de produtores independentes

A CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) foi autorizada a flexibilizar, em caráter temporário, as condições de adesão de geradores que tenham ou não contratos no ACR (Ambiente de Contratação Regulada), para fins de registro de contratos de compra e de venda de energia no ACL (Ambiente de Contratação Livre).

De acordo com a CCEE, a medida vai facilitar a admissão de produtores independentes com obras em atraso. Ao total, foram recebidos vários pedidos de flexibilização de geradores que venderam 100% da energia no ACL e também dos que comercializaram parte da energia no ACL e parte no ACR.

Segundo as regras atuais, os geradores com contratos regulados podem aderir à CCEE e iniciar a operacionalização a partir do início do suprimento, mesmo que isso ocorra em data anterior à entrada em operação comercial da usina. Para geradores com contratos no ambiente livre, a adesão só é permitida após a entrada em operação do empreendimento.

Energia solar no ACL

Segundo Bernardo Marangon, especialista em mercados de energia elétrica e diretor da Exata Energia, a energia solar vem atraindo cada vez mais a atenção de consumidores livres e especiais que negociam no ACL.

“A Exata tem presença também no mercado livre e o que estamos vendo é uma escalada pelo interesse dos consumidores em projetos de energia fotovoltaica. Atendemos geradores e consumidores que gostariam de gerar sua própria energia, e o número de estudos e diagnósticos que temos feito aumentou consideravelmente. Acreditamos que este tipo de projeto fará cada vez mais sentido, dado que a tendência de queda do valor do investimento deve continuar”, destacou Marangon.

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal