A CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) divulgam as previsões de carga para o PLAN (Planejamento Anual da Operação Energética) para o período entre 2025 e 2029.
A perspectiva é de uma expansão média anual de 3,3% da carga do SIN (Sistema Interligado Nacional) no período.
Para 2024, os estudos apontam um crescimento de 5,3% em relação a 2023, com o resultado chegando a 79.899 MW médios no final do ano.
A projeção leva em conta os dados verificados até novembro e as previsões divulgadas no PMO (Programa Mensal da Operação) de dezembro.
Em 2025, a alta estimada é de 3,5% frente a 2024, atingindo 82.690 MW médios. Em 2029, a carga alcançará 94.157 MW médios.
As análises consideram os sistemas instalados de micro e minigeração distribuída e a integração de Roraima ao SIN em fevereiro de 2026. A região é a única que ainda não faz parte dos estados conectados à rede nacional.
Na próxima quinta-feira (5), as três organizações realizarão um workshop para destrinchar os resultados do PLAN 2025-2029.
O evento será destinado aos agentes do setor elétrico, distribuidores, consumidores livres e comercializadores. O Canal Solar participará do evento e produzirá uma reportagem mais completa sobre o assunto.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].