4 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,9GW

CCEE projeta PLD para 2023 no valor mínimo

Expectativa reflete cenário de afluências favoráveis e elevados níveis de armazenamento

Autor: 12 de janeiro de 2023Setor Elétrico
2 minutos de leitura
CCEE projeta PLD para 2023 no valor mínimo

Projeção da CCEE leva em conta os últimos dados disponíveis. Foto: Envato Elements

A CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) projetou que o PLD (Preço de Liquidação das Diferenças) para 2023 ficará próximo do seu valor mínimo.

As estimativas divulgadas no último Encontro do PLD para a média do ano em cada um dos submercados podem ser observada abaixo, considerando cinco possíveis cenários climatológicos.

Segundo a Câmara, a expectativa reflete um cenário de afluências favoráveis com valores próximos às médias históricas, aliada aos elevados níveis de armazenamento nos principais reservatórios do país e uma menor expectativa de crescimento da carga.

“O PLD é uma variável que depende de fatores de difícil controle e antecipação (predição), como é o caso das precipitações (chuva) e crescimento da carga, entre outros”, disse a entidade.

A projeção da CCEE leva em conta os últimos dados disponíveis no momento, porém as hipóteses utilizadas como base para os cálculos podem sofrer alterações a qualquer momento, o que impacta o resultado final da expectativa de preço.

Abaixo, seguem maiores detalhes sobre os cenários considerados:

  • Cenário 1: Projeção de Energia Natural Afluente – ENA por meio de Redes Neurais (log da ENA), considerando o valor esperado da realização da ENA de dezembro;
  • Cenário 2: Projeção de Energia Natural Afluente – ENA por meio de Redes Neurais (log da ENA), considerando o limite superior da realização da ENA de janeiro;
  • Cenário 3: Projeção de Energia Natural Afluente – ENA por meio de Redes Neurais (log da ENA), Limite Inferior da realização da ENA de janeiro;
  • Cenário 4: Projeção de Energia Natural Afluente – ENA utilizando o modelo Soil Moisture Accounting Procedure (SMAP) estendido, considerando a realização da precipitação observada de janeiro de 2018 a fevereiro de 2019;
  • Cenário 5: Projeção de Energia Natural Afluente – ENA utilizando o modelo Soil Moisture Accounting Procedure (SMAP) estendido, considerando a realização da precipitação observada de janeiro de 2021 a fevereiro de 2022.
Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.