27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.02GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

CelgPAR anuncia construção de usinas fotovoltaicas no Sul de Goiás

Projeto surgiu de plano estratégico criado por Ronaldo Caiado (DEM)

Autor: 9 de fevereiro de 2022Notícias

A empresa CelgPAR, fiscalizada pelo estado de Goiás, assinou contrato de construção de uma usina fotovoltaica de 5 MW. 

O empreendimento será instalado no município de Cachoeira Dourada, localizado no sul de Goiás. Conforme previsão, a usina deve começar a operar em setembro deste ano.

A CelgPAR informou que, ao total, serão usados 15.300 módulos solares, 50 inversores fotovoltaicos e 170 trackers.

A energia produzida compensará a energia consumida pelos órgãos e secretarias do estado de Goiás.

A instalação da usina integra o Programa de Eficiência do Estado de Goiás, que visa transformar todos os órgãos públicos do estado de Goiás autossuficientes no consumo de energia elétrica. 

De acordo com o governo goiano, o programa tem como meta inicial chegar a 15 MW, e a usina na cidade de Cachoeira Dourada é a primeira etapa, sendo que já estão em fase de licitação a construção de uma usina na Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) e outra na Universidade Estadual de Goiás (UEG). 

Segundo José Fernando Navarrete, presidente da CelgPAR , “o mundo atual exige uma visão diferente de desenvolvimento, com energia limpa e renovável, e o estado de Goiás tem um grande potencial de aproveitamento da luz solar”. 

Em sua opinião, a decisão do governador Ronaldo Caiado em apostar neste setor, “é uma decisão política, mas também econômica, em sintonia com o grande debate mundial de desenvolvimento sustentável”.

A Lotus Empreendimentos foi a construtora ganhadora do processo licitatório e terá até 30 dias para instalar o canteiro de obras. A construção ocupará uma área de 120 mil m² de propriedade da CelgPAR e a expectativa é que cerca de 200 empregos diretos sejam criados durante sua execução.


Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você quiser cooperar conosco e quiser reutilizar alguns de nossos conteúdos, entre em contato com [email protected]

Stella Miranda

Stella Miranda

Possui experiência em produção de podcast, elaboração de matérias jornalísticas, entrevistas e produção para rádio. Graduanda em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.