Cemig adota uso de drones para inspecionar rede elétrica

Os drones permitirão uma autonomia supervisionada de plano de voo com uso de visão computacional
2 minuto(s) de leitura

A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) iniciou um projeto para inspecionar a rede elétrica por meio de drones. Segundo a empresa, o fato de ter um sistema de distribuição e transmissão de energia caracterizado por circuitos que percorrem longas distâncias, desde a fonte até os clientes, foi um dos motivos para essa iniciativa.

O projeto, que faz parte do P&D (Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico) regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), tem como objetivo evoluir a gestão dos ativos em operação e atualizar tecnologicamente todo o sistema de inspeção. O orçamento é de mais de R$ 1 milhão e está em fase final de desenvolvimento.

Os drones permitirão uma autonomia supervisionada de plano de voo com uso de visão computacional, GPS e sensores embarcados, bem como no uso de câmeras térmicas com processamento digital de imagens para detectar anomalias nos ativos.

Atualmente, as inspeções são realizadas por especialistas que desempenham a atividade visualmente ou com o auxílio de equipamentos como termovisores – câmeras termográficas que captam a imagem e mostram as regiões quentes e frias.

A Cemig espera obter um sistema que poderá ser útil também para outras empresas do setor elétrico com grandes áreas de concessão e que possuem as mesmas características e dificuldades atuais da companhia.

Drones no setor solar

No mercado de energia solar, os drones são essenciais para identificar falhas nos painéis por meio de inspeção visual, projetar instalação do sistema e até encontrar a origem dos problemas com modelos mais sofisticados que analisam dados termográficos.

De acordo com Henrique Freitas, um dos responsáveis pela DJI no Brasil junto à Go Solar, da Golden Distribuidora, essas aeronaves mitigaram significativamente o tempo para a identificação de problemas, mantendo o sistema fotovoltaico em plena operação.

Mais investimentos

A Cemig lançou também o Mapa de Disponibilidade, uma ferramenta online que sinaliza as conexões fotovoltaicas de geração distribuída no estado. Segundo a companhia, a empresa que pretende instalar pequenas usinas solares no estado mineiro poderá entrar no site da Cemig e conferir os pontos de capacidade da rede elétrica de uma determinada região.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal