6 de dezembro de 2023
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 11,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 24,7GW

Cemig propõe alta tarifária de 11,98% na conta de luz

ANEEL apresenta processo de revisão tarifária em audiência em BH

Autor: 23 de março de 2023novembro 14th, 2023Conta de luz
2 minutos de leitura
Cemig propõe alta tarifária de 11,98% na conta de luz

Sede da Cemig. Foto: Reprodução/Agência de Minas Gerais

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) apresentou uma proposta de revisão de aumento tarifário nas contas de energia elétrica para consumidores da área de concessão da Cemig (Companhia Energética de Minas e Energia), em audiência pública realizada no dia 17 de março, em Belo Horizonte.

O evento contou com a participação de 60 participantes e 14 expositores, entre eles, estudantes, servidores públicos e representantes do conselho de consumidores da distribuidora de energia. As contribuições podem ser enviadas até 4 de abril para os seguintes e-mails:

Segundo os dados da Cemig, o aumento percentual para consumidores residenciais – B1 será de 11,98% em sua conta de energia; os clientes de alta tensão terão um aumento de 5,26%; e os consumidores de baixa tensão uma alta média de 12,52%. As novas tarifas passarão a valer a partir de 28 de maio.

Revisão tarifária x reajuste tarifário

A Revisão Tarifária Periódica (RTP) é o processo mais complexo e ocorre de quatro em quatro anos e tem o propósito de avaliar e manter o equilíbrio econômico da concessionária. Nele, são definidos: custo eficiente da distribuição; metas de qualidade e de perdas de energia; e os componentes do Fator X para o ciclo tarifário. 

Já o Reajuste Tarifário Anual (RTA) atualiza as tarifas de energia elétrica e a Parcela B pelo crescimento excessivo estabelecido no contrato (IGP-M ou IPCA) menos o fator X (IGP-M/IPCA – Fator X). As duas revisões são os dois processos tarifários mais usados nos contratos de concessão.

Yvana Leitão

Yvana Leitão

Produtora do Podcast Papo Solar. Possui experiência produção e elaboração de matérias jornalísticas. Graduanda em jornalismo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.