16 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,2W

Cervejaria investe em energia solar em Porto Alegre (RS)

Empresa pretende instalar sistemas fotovoltaicos em todas suas unidades

Autor: 31 de janeiro de 2021agosto 4th, 2021Brasil
Cervejaria investe em energia solar em Porto Alegre (RS)

A cervejaria 4Beer inaugurou seu primeiro sistema de energia fotovoltaica na unidade localizada no 4º Distrito de Porto Alegre, região composta pelos bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Farrapos e Humaitá

“Aproveitamos o amplo espaço que temos no telhado do 4º Distrito para produzir uma energia limpa e renovável. O investimento nos possibilita fazer uma produção mais sustentável, gerando o menor impacto ambiental possível. A geração de energia solar também se encaixa no nosso projeto de ampliação produtiva, algo que estava no nosso radar há algum tempo. Com o sistema fotovoltaico, conseguimos unir a concretização das metas econômicas e ambientais”, explica Caio de Santi, sócio da 4Beer.

Projetado pela Elysia, o sistema fotovoltaico vai suprir cerca de 70% do consumo de energia elétrica da unidade, onde a empresa produz e comercializa diversos tipos de cerveja artesanal. Em um ano de funcionamento, o sistema deve proporcionar uma economia de aproximadamente R$ 67 mil para os cofres da 4Beer, segundo estimativa dos técnicos da Elysia.

A expectativa da 4Beer é que o sistema entre em funcionamento ainda no primeiro trimestre deste ano. Ao total, são 188 painéis solares. Segundo a empresa, a capacidade de geração média no mês será de 7.000 kWh. 

O projeto foi desenvolvido pela Elysia, que também é responsável pela homologação, instalação e monitoramento do sistema. 

Mais investimentos na fonte solar

De acordo Caio de Santi, sócio da 4Beer, a cervejaria pretende adotar um sistema de energia solar fotovoltaica em todas as unidades da empresa.

O investimento na fonte fotovoltaica compõe o plano de aumento da produção de cervejas, processo iniciado ainda em 2020 com a substituição de parte do maquinário da fábrica. A meta é dobrar a capacidade produtiva para atender à expansão da rede de franquias.

“A geração de energia solar também se encaixa no nosso projeto de ampliação produtiva, algo que estava no nosso radar há algum tempo. Com o sistema fotovoltaico, conseguimos unir a concretização das metas econômicas e ambientais”, afirmou Santi.

Atualmente, a capacidade produtiva da cervejaria é de 40.000 litros/mês, com a operação de 80 torneiras, somando todas as unidades. A fábrica emprega 20 funcionários.

Giuliana Olivieri

Giuliana Olivieri

Atuou como produtora de programa de entrevista na Rádio Brasil Campinas, além de elaboração de reportagens diárias, edição de áudio e vídeo. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico, cobrindo a editoria de Mercado e Negócios. Graduanda em Jornalismo na PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.