25 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,81GW

Consulta pública: projetos de eficiência energética em hospitais

O projeto para hospitais públicos e beneficentes terá duas etapas, com diagnósticos energéticos em larga escala e ações de eficiência em diversos consumidores beneficiados

Autor: 13 de agosto de 2020março 16th, 2021Brasil
Consulta pública: projetos de eficiência energética em hospitais

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) abre, nesta sexta-feira (14), a Consulta Pública nº 047/2020 para que a sociedade avalie a proposta da Chamada de Projetos de Eficiência Energética Prioritário, referente ao aprimoramento de instalações de hospitais públicos ou beneficentes.

A consulta, com prazo de 60 dias, terá audiência a será promovida por videoconferência. O PEE (Programa de Eficiência Energética), regulado pela ANEEL e executado por distribuidoras de energia em todo o território nacional, é a maior fonte de recursos para eficiência energética no Brasil, com investimentos de cerca de R$ 570 milhões por ano.

O programa envolve ações como o diagnóstico das instalações elétricas, a troca de aparelhos de ar-condicionado e de lâmpadas por outros equipamentos de menor consumo. E, conforme o caso, a instalação de geração própria, como, por exemplo, usinas solares e sistemas de cogeração.

“Em razão da pandemia provocada pela Covid-19, muitos hospitais tiveram que se adaptar, com expansões emergenciais na quantidade de leitos de internação e de UTI. Dado seu caráter de construção de urgência, podem ter sido implementadas sem a atenção adequada aos critérios de eficiência de climatização, de iluminação e de equipamentos”, explicou Sandoval Feitosa, diretor relator do processo.

Como funcionará o projeto?

O projeto para hospitais públicos e beneficentes terá duas etapas. Na primeira, serão realizados diagnósticos energéticos em larga escala. Na segunda, serão implementadas as ações de eficiência em diversos consumidores beneficiados. O prazo para execução será de 36 meses.

A minuta da chamada ficará em consulta entre os dias 14/8 e 13/10 e poderá ser acessada na página da ANEEL.

 

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de um ano, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.