Chaminé solar pode aumentar segurança contra incêndio

Os cientistas projetaram uma chaminé solar otimizada para economia de energia e segurança
2 minuto(s) de leitura

As chaminés solares reduzem os custos de energia em até 50% e são uma boa estratégia à climatização natural, sobretudo em regiões de clima quente, para refrescar os ambientes internos. Agora, elas podem também ser uma alternativa para ajudar a salvar vidas em um incêndio, é o que afirma pesquisadores da Universidade RMIT (Instituto Real de Tecnologia de Melbourne).

Os cientistas projetaram uma chaminé solar otimizada para economia de energia e segurança, como parte dos recursos sustentáveis de um novo edifício em Melbourne, na Austrália.

Segundo a pesquisa, a chaminé solar aumenta o tempo que as pessoas têm para escapar do prédio durante um incêndio – estendendo o tempo de evacuação de cerca de dois minutos para mais de 14 minutos.

Um dos autores do estudo, o pesquisador Long Shi, disse que as chaminés solares têm credenciais ambientais bem estabelecidas, mas seu potencial para melhorar a segurança contra incêndio ainda não foi explorado.

“Em uma situação de emergência em que cada segundo conta, é fundamental dar às pessoas mais tempo para escapar com segurança. Nossa pesquisa demonstra que as chaminés solares oferecem benefícios poderosos para a segurança das pessoas e o meio ambiente.

O cumprimento de duas funções importantes pode aumentar o já forte custo-benefício dessa tecnologia sustentável. Esperamos que nossas descobertas inspirem mais investimentos e desenvolvimento de chaminés solares na Austrália e em todo o mundo”, comentou Shi.

Com uma estimativa de 19% dos recursos energéticos do mundo destinados a aquecimento, ventilação e refrigeração de edifícios, a integração de chaminés solares em novas construções e a adaptação a estruturas existentes oferece um grande potencial para reduzir esse enorme custo ambiental.

A pesquisa oferece um guia técnico para otimizar o design e a engenharia de chaminés solares em edifícios reais, para expandir sua aplicação nas duas funções.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal