27 de junho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.08GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,2W

Chaminé solar pode aumentar segurança contra incêndio

Os cientistas projetaram uma chaminé solar otimizada para economia de energia e segurança

Autor: 7 de maio de 2020outubro 2nd, 2020Tecnologia e P&D
Chaminé solar pode aumentar segurança contra incêndio

As chaminés solares reduzem os custos de energia em até 50% e são uma boa estratégia à climatização natural, sobretudo em regiões de clima quente, para refrescar os ambientes internos. Agora, elas podem também ser uma alternativa para ajudar a salvar vidas em um incêndio, é o que afirma pesquisadores da Universidade RMIT (Instituto Real de Tecnologia de Melbourne).

Os cientistas projetaram uma chaminé solar otimizada para economia de energia e segurança, como parte dos recursos sustentáveis de um novo edifício em Melbourne, na Austrália.

Segundo a pesquisa, a chaminé solar aumenta o tempo que as pessoas têm para escapar do prédio durante um incêndio – estendendo o tempo de evacuação de cerca de dois minutos para mais de 14 minutos.

Um dos autores do estudo, o pesquisador Long Shi, disse que as chaminés solares têm credenciais ambientais bem estabelecidas, mas seu potencial para melhorar a segurança contra incêndio ainda não foi explorado.

“Em uma situação de emergência em que cada segundo conta, é fundamental dar às pessoas mais tempo para escapar com segurança. Nossa pesquisa demonstra que as chaminés solares oferecem benefícios poderosos para a segurança das pessoas e o meio ambiente.

O cumprimento de duas funções importantes pode aumentar o já forte custo-benefício dessa tecnologia sustentável. Esperamos que nossas descobertas inspirem mais investimentos e desenvolvimento de chaminés solares na Austrália e em todo o mundo”, comentou Shi.

Com uma estimativa de 19% dos recursos energéticos do mundo destinados a aquecimento, ventilação e refrigeração de edifícios, a integração de chaminés solares em novas construções e a adaptação a estruturas existentes oferece um grande potencial para reduzir esse enorme custo ambiental.

A pesquisa oferece um guia técnico para otimizar o design e a engenharia de chaminés solares em edifícios reais, para expandir sua aplicação nas duas funções.

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de dois anos, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.