Cientistas desenvolvem célula solar de seis junções com 47,1% de eficiência

O dispositivo contém cerca de 140 camadas totais de vários materiais

Um grupo de pesquisadores do Departamento de Energia dos EUA desenvolveu uma nova célula solar, baseada em seis camadas fotoativas com uma taxa de eficiência de 47,1%, que pode capturar a luz de partes específicas do espectro solar.

“O dispositivo contém cerca de 140 camadas totais de vários materiais III-V para apoiar o desempenho dessas junções, e ainda é três vezes mais estreito que um cabelo humano”, explicaram os cientistas.

De acordo com o estudo, realizado no NREL (Laboratório Nacional de Energia Renovável), a célula pode ser usada em energia fotovoltaica concentradora e tem potencial para atingir uma taxa de eficiência de 50%.

O custo de produção de células solares baseadas em compostos de materiais dos elementos III-V – nomeados de acordo com os grupos da tabela periódica a que pertencem – limitou essas tecnologias a aplicações de nicho, incluindo drones e satélites.

 

Foto de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.