5 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,9GW

Comerc Energia inaugura complexo solar de 662 MWp em Minas Gerais

Projeto fotovoltaico, localizado em Várzea da Palma, está instalado em uma área de 1.154 hectares

Autor: 10 de novembro de 2023Projetos
3 minutos de leitura
Comerc Energia inaugura complexo solar de 662 MWp em Minas Gerais

Usina solar contou com investimentos de R$ 2 bilhões. Foto: Comerc Energia/Divulgação

O Grupo Comerc Energia realizou, nesta quinta-feira (09), o evento de inauguração do complexo solar de Hélio Valgas, em Várzea da Palma (MG). De acordo com a empresa, é a quinta maior usina do país, com 1,2 milhão de módulos fotovoltaicos instalados, totalizando 662 MWp.

O sistema está instalado em uma área de 1.154 hectares, o equivalente a 1.650 campos de futebol. Com a adição de mais este ativo em seu portfólio, a vertical de geração centralizada solar da Comerc elevou sua capacidade instalada para 1.178 MWp. Somando-se a capacidade de geração eólica, possuem 1.458 MW no total.

Contando com um investimento de R$ 2 bilhões, Hélio Valgas já tem quase a totalidade de sua capacidade produtiva alocada para a Liasa, companhia nacional que é uma das maiores produtoras de Sílico Metálico da América Latina, e que busca sua transição energética por meio de uma fonte de energia mais econômica e sustentável.

Com sua totalidade energizada desde agosto, o sistema ainda está em ramp up – aumento de sua produtividade antes de atingir seu pico de geração – e em setembro já foi capaz de gerar 119 GWh.

“Trata-se de uma usina que conta com tecnologia e equipamentos de ponta, que leva a capacidade de geração renovável da Comerc a um novo patamar. A implantação e a operação eficiente de ativos de geração renovável reforçam o nosso compromisso com a transição energética no país”, afirmou André Dorf, CEO do Grupo Comerc Energia.

Dorf salientou ainda que “a nossa experiência acumulada em outros projetos solares de grande porte, somada à qualidade dos equipamentos e do processo construtivo permitiu um ramp-up acelerado em Hélio Valgas”.

“Junto aos benefícios de geração de energia, o empreendimento gerou, durante seu processo de construção, um total de 2 mil postos de trabalho, e mantém ativos outros projetos sociais para apoiar o desenvolvimento da economia local”, destacou.

Inauguração do complexo contou com a presença de autoridades do setor elétrico. Foto: Comerc Energia/Divulgação

Inauguração do complexo contou com a presença de autoridades do setor elétrico. Foto: Comerc Energia/Divulgação

O Grupo Comerc Energia, que neste mês atingiu 1.681 MW de capacidade em operação, somando geração centralizada e geração distribuída, conta com mais 501 MW adicionais em implantação/desenvolvimento previstos para 2024.

“No Brasil, que é um grande produtor mundial de energia renovável, a gente tem que se manter otimista e continuar construindo o futuro do país de maneira sustentável. Por isso, creio que ao investirmos em energia renovável no país, estamos no caminho certo, e entendo que não haja nenhum outro lugar melhor para esse tipo de investimento do que aqui”, afirmou Cristopher Vlavianos, CEO da Vibra.

Para o Vice-Presidente Alckmin, que também esteve presente na inauguração, o mundo tem três temas em discussão: segurança alimentar, segurança energética e clima. “E nos três o Brasil é o grande protagonista. Em termos de energia, 85% da nossa matriz é renovável, e estamos aqui no quinto maior investimento em energia solar do Brasil, e o mundo todo está empenhado, pois é preciso descarbonizar”.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Um comentário

  • caro Mateus Brada matéria muito energizada,.
    Parabéns pela riqueza de detalhes em tão poucas linhas. Imperdoável não registrar que a chegada da Comerc neste mega empreendimento, consolida a geração de energia limpa com baixo custo
    Parabéns Mateus parabéns Conerc Parabéns Brasil

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.