Toda empresa precisa fazer orçamentos, elaborar propostas comerciais para ofertar os seus produtos e serviços. A proposta comercial ou orçamento, como são conhecidos, basicamente servem para descrever o produto ou serviço ofertado, preço e forma de pagamento.
Vendas simples, com ticket médio baixo, requerem propostas mais simples e objetivas. Já em vendas complexas, com ticket médio alto, como é o caso da solar fotovoltaica, exigem propostas personalizadas, com informações previamente trabalhadas.
A proposta deve ser vista pelo seu futuro cliente como uma ferramenta de apoio ao investimento. Deve auxiliar o vendedor no processo de geração de confiança e diferenciação.
Mas afinal, o que deve conter numa boa proposta comercial para venda de geradores fotovoltaicos?
O que não deve faltar em uma proposta comercial
Listei abaixo algumas características e informações que considero imprescindíveis para uma boa proposta. Toda proposta deve ser formatada com a “cara” e a “personalidade” de cada empresa ou profissional.
A começar por conter a mesma linguagem de comunicação que você deseja passar ao seu público. Aqui falo de cores, fontes, design gráfico, posição de logotipo, etc.
Uma proposta sem conteúdo de comunicação não desperta a atenção, torna-se chata de ler, não causa entusiasmo e não passa seriedade.
Procure desenvolver um padrão de linguagem de comunicação, profissional e sem improvisos. Preveja um investimento, ainda que pequeno, para desenvolver um bom design.
Já as informações que considero imprescindíveis são:
- Nome completo do cliente;
- Dados básicos da unidade consumidora: endereço ou localização, tipo de telha, tipo de alimentação elétrica, consumo médio mensal;
- Design solar: geração média mensal, potência total em kWp, o percentual de geração versus o consumo;
- Lista de materiais e serviços contidos: marca e modelo de módulos e inversores. Descrição dos serviços;
- Garantia dos equipamentos e serviços;
- Resumo financeiro: economia gerada na conta, tempo do retorno financeiro;
- Investimento necessário;
- Forma de pagamento/: incluir aqui uma simulação de financiamento;
- Validade da proposta;
- Tudo aquilo que for diferencial da empresa;
- Disclaimer: com todas as premissas utilizadas, itens não inclusos, detalhes gerais.
Lembre-se de que tão importante quanto criar uma boa proposta é mantê-la viva. Aprender com o dia-a-dia e fazer os ajustes necessários farão da sua proposta uma ferramenta de venda e não apenas um calhamaço de formalidades.