As comunidades de Uibaí e Ibipeba, na Bahia, receberam no início de dezembro uma iniciativa de capacitação profissional promovida pela Canadian Solar e Statkraft, como parte do projeto piloto de instalação de um sistema de armazenamento de energia no Complexo Santa Eugênia.
Segundo a empresa, a ação reforça o compromisso das companhias com o desenvolvimento social nas regiões em que atuam.
Para viabilizar a iniciativa, foi contratada a INFOP, que foi responsável pela realização dos cursos, voltados à formação e empregabilidade.
Ao todo, 29 pessoas participaram das atividades presenciais, com um total de 24 horas de carga horária para cada curso, nas modalidades de Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Escritório.
“Essa iniciativa reflete nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, integrando a geração de energia limpa com o impacto social positivo. É um passo importante para fortalecer as comunidades onde ficam nossos ativos”, afirmou Guilherme Melo, Diretor de Construção da Statkraft Brasil.
A visão também foi compartilhada por Samir Moura, General Manager na Canadian Solar, que destacou a importância de alinhar inovação tecnológica e inclusão social nas regiões onde atua.
“Acreditamos que a transição energética deve caminhar lado a lado com o desenvolvimento social. Por isso, iniciativas como essa são essenciais para preparar as comunidades locais para novas oportunidades que surgem com a chegada de empreendimentos de energia limpa”, acrescentou Moura.

Além dos cursos presenciais, os participantes ainda ganharão acesso a um curso bônus de Informática, com 40 horas de duração, oferecido de forma 100% online.
Segundo ambas as empresas, o projeto é parte do com o desenvolvimento sustentável, unindo energia renovável, geração de emprego e qualificação profissional.
As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.