24 de outubro de 2021

‘Congresso Nacional em breve vai aprovar o PL 5829’, afirma Albuquerque

Ministro acredita na aprovação da proposta do Marco Legal da GD pelo Congresso Nacional

Autor: 28 de abril de 2021Artigos
‘Congresso Nacional em breve vai aprovar o PL 5829’, afirma Albuquerque

“Eu não tenho dúvida nenhuma que o Congresso Nacional muito em breve vai aprovar o projeto de lei e que esta questão não será mais discutida”. Esta é a afirmação do ministro do MME (Ministério de Minas e Energia), Bento Albuquerque a respeito do PL 5829/19, que cria o Marco Legal da GD no Brasil.

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, o ministro ainda comentou que o Governo Federal respeita a competência da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que é a responsável pela regulação do setor elétrico no país, porém destacou que o presidente Jair Bolsonaro já declarou, publicamente, seu apoio à geração distribuída

“Ele [Bolsonaro] conversou, no início do ano passado, com o presidente do Senado e da Câmara dos Deputados e eles chegaram à conclusão de que o Congresso Nacional seria o local onde seria definido toda a política pública em relação à geração distribuída”.

Albuquerque também explanou sobre a geração distribuída ter subsídio ou não. “O subsídio tem que ser aplicado no sentido de incentivar qualquer atividade econômica e depois de certo tempo, evidentemente, esse subsídio tem que ser retirado, porque não faz mais sentido nenhum, e ir para outras áreas. Não é o caso particular da geração distribuída, que é fruto de uma resolução da ANEEL de 2012”.

Encontro com associações

Na tarde de ontem (27), o MME atendeu agenda solicitada em fevereiro pelo MSL (Associação Movimento Solar Livre) ao gabinete da presidência. Durante a entrevista à Rádio Bandeirante, o ministro Albuquerque comentou sobre a reunião, indicando que o congresso está tratando o tema que possui apoio do governo e presidente da república.

“Entregamos para o secretário Rodrigo Limp um livro com mais de mil páginas com moções de apoio de entidades representativas e prefeituras que vem mandando ofício e cartas abertas em defesa da energia solar e apoio ao PL 5829, buscando sensibilizar o Ministério de Minas e Energia. Estamos trabalhando em parceria com setor agro e com entidades de diversos segmentos da economia”, disse Hewerton Martins, presidente do MSL.

Na ocasião, o presidente da Aprosoja Brasil, Antonio Galvan, destacou a importância da energia solar no campo como único caminho para o produtor reduzir o custo da energia e produção de alimentos mais baratos. 

Além dele, o presidente do Conselho da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), Ronaldo Koloszuk sinalizou o amadurecimento do setor solar e o entendimento dos aspectos sobre os benefícios da geração distribuída para o setor elétrico. 

Segundo Martins, o secretário Rodrigo Limp informou que o diálogo e consenso podem levar a solução rápida e que o governo deixará a cargo do Congresso, como já posicionado pelo presidente em 2019 em redes sociais. Além disso, afirmou que a ANEEL é independente, mas deve aguardar o projeto de lei via congresso.

Participaram do encontro em conjunto do MSL, a ABSOLAR, a Aprosoja Brasil, a Anesolar (Associação Nordestina de Energia Solar) e a Apeel (Associação dos Prosumidores de Energia).

'Congresso Nacional em breve vai aprovar o PL 5829', afirma Bento Albuquerque

Presença na matriz energética brasileira

O ministro Albuquerque ainda destacou que as fontes solar e eólica representam, juntas, 10% da matriz energética brasileira. A previsão é que daqui a dez anos venham a representar 25% da nossa matriz. “É um crescimento bastante significativo e isso mostra que a nossa matriz continuará limpa e renovável”, afirmou.

Ainda durante a entrevista, o ministro destacou que, assim como geração distribuída, a geração centralizada continuará crescendo, com a fonte solar sendo destaque entre as energias renováveis por meio de leilões previstos para ocorrer em breve. “Eu estou falando de geração centralizada, que é aquela que todos nós temos em nossas residências. Recebemos em casa esta energia, tudo fruto de leilões.”

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical) e o Prêmio FEAC de Jornalismo. Já atuou como repórter e apresentadora da Rádio Brasil Campinas. Formada pela PUC Campinas.

Comentar

Artigos

AP SOLAR HOME

A nossa trajetória começou em meados de setembro de 2017 com a ideia de disseminar o conhecimento de energia solar ofertando cursos pela Solar Home. Mais tarde, alunos e professor, decidiram oferecer serviços de instalação de sistemas fotovoltaicos conectados à rede (On Grid) com o objetivo de atender à demanda de mercado. Então, foi criada a AP Solar Home com a união de cinco sócios, cada um voltado para uma área do negócio. Sejam elas, engenharia, financeira, comercial e operacional. Atualmente estamos entre as maiores empresas de energia solar do estado de Alagoas. Com números significativos de potência instada e…
5 de junho de 2020
Artigos

Fonte Solar

A Fonte Solar nasceu em 2014 com objetivo de entregar soluções sustentáveis e eficientes, com sistemas On-Grid (conectado à rede) esta voltado para reduzir o valor na conta de luz dos clientes e também a solução Off-Grid (desconectado da rede) está aplicada em locais remotos onde não há o fornecimento de energia para o funcionamento de geladeira, tv, iluminação, liquidificador, ar condicionado utilizando à tecnologia de armazenamento Fosfato Ferro Lítio com a durabilidade de até 30 anos. A empresa segue executando serviços de alta qualidade e conquistando cada vez mais o mercado solar.
21 de maio de 2020
Artigos

Projeto, Instalação e Homologação de Sistemas de Fornecimento de Energia Fotovoltáica

Empresa de Engenharia habilitada a realizar PROJETO / INSTALAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO de Sistemas de Fornecimento de Energia Elétrica Fotovoltáica, incluindo os necessários serviços complementares de construção civil, tais como reforço em estruturas de telhado, reforço em lajes de concreto armado, execução de radier (fundações) para estruturas em solo, cálculo estrutural para a instalação de Usinas Solares, ou seja, oferecemos a solução completa de todo o serviço, desde o planejamento e projeto até a instalação e entrega final do sistema.
5 de maio de 2020
Artigos

ComSol Engenharia e Comércio

A ComSol Engenharia e Comércio é uma empresa integradora de energia solar fotovoltaica com foco em geração distribuída e também é especializada em redução de custos e consumo de energia elétrica. Nasceu da paixão pela energia elétrica e pela energia solar, acreditamos no desenvolvimento sustentável por um futuro melhor.
28 de abril de 2020
Artigos

iSun Energy – Soluções em Energia Solar

A iSun Energy é uma empresa no setor de Energia Solar Fotovoltaico, com a finalidade de agregar valor ao seu cliente, atender suas expectativas, desenvolver estratégias para entregar todos os resultados esperados de forma segura e com máxima qualidade. Nosso objetivo é oferecer solução sustentável que proporcione satisfação na instalação e pós-venda para nossos clientes.
28 de abril de 2020
Artigos

SOLARPRIME – Manaus, AM

** EMPRESA PREMIUM ** Unidade franqueada da Solarprime, a maior rede de empresas de energia solar do Brasil. Conheça a Solarprime: http://solarprime.com.br  
25 de dezembro de 2019