A energia solar atingiu a marca de 23% de participação na matriz elétrica brasileira, com mais de 57,6 GW de potência em operação, considerando as usinas de grande porte e os sistemas de GD (geração distribuída). Os dados fazem parte do novo boletim mensal da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), divulgado no final da tarde desta segunda-feira (23), com números atualizados até o dia 11 de junho.
De acordo com a associação, a fonte fotovoltaica permanece como a segunda maior fonte da matriz elétrica nacional, atrás apenas da geração hídrica – perdendo apenas para a geração hídrica – que detém 43,9% de todo o volume operacional (110 GW dos 250,5 GW).
Somente neste ano, a participação da energia solar na matriz elétrica brasileira subiu de 20,9% em janeiro para os atuais 23%, ampliando ainda mais a distância em relação às usinas eólicas – cuja participação caiu de 13,5% para 13,3% no mesmo período. A geração hídrica também perdeu participação ao longo do ano, reflexo direto da expansão acelerada de outras fontes renováveis — com destaque para a solar.
Benefícios gerados pela energia solar
Além de apontar para um crescimento da participação da energia solar na matriz elétrica nacional, o novo levantamento da ABSOLAR também destaca que a tecnologia fotovoltaica já foi responsável por atrair R$ 263,8 bilhões em novos investimentos ao país e mais de R$ 82,1 bilhões em arrecadação aos cofres públicos desde 2012.
Neste período, a fonte limpa e renovável também já foi responsável por gerar mais de 1,7 milhão de empregos verdes e por ter evitado com que mais de 87,5 milhões de toneladas de CO2 fossem emitidas na atmosfera.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
Uma resposta
Prezados senhores, é inexorável que a energia solar já é um alternativa excelente e sem retorno para contribuir para a sistentabilidade ambiental. O segmento que mais cresce é de aramzenagem de enegia com uso de baterias. Os benefícios são evidente: Armazenagem no período fora de ponta e utilizá-lo na ponta, horário que a demanda em KW e concumo em KWh têm um preço em torno de 4 vezes ao fora da ponta, serve também com um importante backup para os momentos de falta de energia da concessionária, possui tecnologia para gerar um energia com alta qualidade no que se refere sobre as harmônicas, baixo fator de potência e, em consequênicias, diminuição das perdas elétricas por efeito Joule, evita sobrecargas desnecessárias em transfornadores, protege os equipamemtos sensíveis a sobre e subtensões, uma excelente fonte renovável para obtenção do hidrogênio verde, que um dos combustiveis do futuro e ambientamente amigável. E por aí vai! Engnheiro, professor, mestre em ciências de energia elétrica, projetista em efiiciência energética, geração solar e estação de carregamento de veículos eletricos que são também os futiro próximo.