Consumidores demonstram alto índice de satisfação com energia solar

Pesquisa da Greener considerou clientes finais que instalaram energia fotovoltaica em seus estabelecimentos comerciais
16-02-2021-canal-solar-Consumidores demonstram alto índice de satisfação com solar, aponta Greener

O nível de satisfação dos consumidores finais que instalaram energia solar em seus estabelecimentos comerciais atingiu cerca de 90% no Brasil, segundo estudo divulgado pela Greener, empresa de consultoria e pesquisa. 

“Nós conversamos com centenas de consumidores que adquiriram seus sistemas a partir de 2017. Estamos falando de supermercados, padarias, clínicas, ambientes rurais, etc. São instalações entre 9 kW e 30, 40 kW”, disse Márcio Takata, diretor da Greener.

“É importante destacar que se trata de clientes satisfeitos (46%) e muito satisfeitos (42%). Um dos objetivos do mercado é sempre trabalhar para ter esse nível de satisfação cada vez mais alto”, comentou o especialista. 

No entanto, uma observação que merece um cuidado especial, segundo ele, é o fato da parcela, embora minoritária, de 12%, de consumidores que não foram categóricos na resposta ou se mostraram insatisfeitos com o sistema fotovoltaico instalado. 

“Os integradores, fabricantes e distribuidores têm que entender quais ações poderiam ser tomadas para que o número de clientes insatisfeitos seja cada vez menor e quem sabe tendendo a zero”, apontou Takata.

Entre os motivos, destaca-se a geração inferior à informada no momento da contratação. “Esse é um ponto muito importante. O dimensionamento e a oferta precisam ser realistas. Ou seja, é fundamental que a solução seja de fato eficiente para entregar e atender a expectativa do consumidor”, ressaltou.

Futuro da fonte fotovoltaica no país

Em entrevista ao Canal Solar, o diretor da  Greener ainda comentou sobre o futuro do mercado de energia solar no Brasil. 

“Depois de um ano de 2020 altamente desafiador, não só para a energia solar mas também para o mundo todo, a percepção é que 2021 seja bastante positivo. Um ano de recuperação, que trará um volume importante de negócios, tanto na integração quanto na distribuição”. 

“É essencial estar sempre ciente dos desafios que temos. Este ano será importante no combate à pandemia, mas também no enfrentamento dos seus efeitos, como a questão cambial, a disponibilidade de equipamentos, o custo e a logística – fatores fundamentais que vão, de certa forma, ditar o nível desafiador que teremos ao longo do ano”, concluiu. 

De acordo com o levantamento da Greener, 85% dos integradores estão otimistas com relação ao volume de negócios em 2021.

A consultoria também verificou que 59% das empresas integradoras pretendem aumentar a equipe em 2021, o que dá uma expectativa positiva de geração de empregos para este ano.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada com 260 proprietários de sistemas fotovoltaicos no período de 14 de dezembro de 2020 a 15 de janeiro de 2021. O estudo contou com uma amostragem de clientes de classe comercial de todo o país que adquiriram seus sistemas a partir de 2017.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal