A ABRACEEL (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia) calculou que os consumidores do Mercado Livre de Energia – ACL (Ambiente de Contratação Livre) – economizaram R$ 55 bilhões em 2024. O segmento, em forte crescimento, registrou um consumo médio de 28.386 MW médios no ano passado, atingindo um recorde anual de demanda.
Desde 2003, o Mercado Livre já gerou uma economia superior a R$ 476 bilhões aos consumidores, em valores atualizados. A ampliação do acesso também impulsiona esse mercado: desde janeiro de 2024, todos os consumidores do Grupo A, independentemente do volume de consumo, podem migrar para o ambiente livre.
O ano passado encerrou com 64 mil unidades consumidoras no ACL, o que representa apenas 0,07% do total de consumidores de energia do país, indicando um grande potencial de crescimento nos próximos anos. Para 2025, 14.548 unidades já informaram sua intenção de migração, segundo relatório da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) publicado em 31 de janeiro.
“Cada consumidor que opta pelo Mercado Livre reduz sua conta de luz e contribui para pressionar a inflação para baixo. Além disso, nessa nova fase de crescimento, os novos consumidores são de menor porte e tendem a reinvestir os recursos economizados, movimentando a economia e gerando empregos”, destaca Rodrigo Ferreira, presidente-executivo da ABRACEEL.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.