27 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,83GW

Empréstimo concedido às distribuidoras pelo BNDES será pago pelos consumidores

Cálculos preliminares apontam que o valor do empréstimo do BNDES vai ser de aproximadamente R$ 17 bilhões

Autor: 17 de abril de 2020julho 27th, 2021Brasil
Empréstimo concedido às distribuidoras pelo BNDES será pago pelos consumidores

O empréstimo concedido pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) às distribuidoras de energia para compensar a queda do consumo durante a pandemia da Covid-19 será pago pelos consumidores. O prazo para a quitação será de 54 a 60 meses e a cobrança será incluída na tarifa.

Cálculos preliminares apontam que o valor do empréstimo do BNDES vai ser de aproximadamente R$ 17 bilhões. O valor deve chegar aos caixas das empresas nas próximas semanas. E, para evitar que os consumidores migrem para o mercado livre para não arcar com a cobrança, o Governo Federal proibirá a migração.

Queda no consumo de energia

O consumo de energia elétrica deve cair 0,9% neste ano no Brasil, segundo dados da 1ª Revisão Quadrimestral de Carga de 2020 para o Planejamento Anual da Operação Energética (2020-2024), realizada pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética), em conjunto com a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) e o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

A previsão anterior era que o consumo no país tivesse um crescimento de 4,2%. Ao rever a projeção de crescimento, as instituições também estimam uma redução da carga para os próximos anos. A previsão anterior de que o país alcançaria o patamar de 70 mil MW médios de carga neste ano foi postergada para 2021. Como consequência, para o período de 2019 a 2024, a expectativa de crescimento anual foi revista de 3,8% para 2,9%.

ecori-retangular
Ericka Araújo

Ericka Araújo

Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical) e o Prêmio FEAC de Jornalismo. Já atuou como repórter e apresentadora da Rádio Brasil Campinas. Formada pela PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.