Consumo de energia deve aumentar 4,2% em junho, diz ONS

Mais da metade da carga deverá ser demandada pelo subsistema da região Sudeste/Centro-Oeste
Consumo de energia deve aumentar 4,2% em junho, segundo ONS
Mais da metade da carga deverá ser demandada pelo subsistema da região Sudeste/Centro-Oeste. Foto: Freepik

O consumo de energia no Brasil deve terminar o mês de junho em 74.399 MWmed – um volume 4,2% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, segundo relatório publicado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). 

De acordo com a entidade, mais da metade da carga de energia do país deverá ser demandada pelo subsistema da região Sudeste/Centro-Oeste, com 41.648 MWmed, uma alta de 3,8% em relação a junho de 2023. 

No Sul, a previsão é de 12.575 MWmed (crescimento de 3,1% em relação ao ano passado), enquanto que para o Nordeste a estimativa é de que o consumo fique em 12.451 MWmed (elevação de 4,3%, na mesma base de comparação). 

no Norte, a perspectiva é de carga em 7.725 MWmed, o que significaria um crescimento de 8,8% em relação a junho do ano passado.

Armazenamento de energia 

O relatório do ONS também aponta que a energia armazenada pelos reservatórios deve encerrar o mês com índices superiores a 65% em todos os subsistemas do SIN (Sistema Interligado Nacional). “Os percentuais mais elevados esperados em 30 de junho são no Norte (88,6%) e no Sul (81,1%), seguidos pelo Sudeste/Centro-Oeste (67,6%) e pelo Nordeste (67,5%)”, destacou o Operador.

Sobre o ONS

O ONS é órgão responsável pela coordenação e pelo controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no SIN (Sistema Interligado Nacional), além do planejamento da operação dos sistemas isolados do país.

Para isso, a entidade mantém equipes atuando 24 horas por dia, durante sete dias por semana, em salas de controle localizadas no Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Florianópolis.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal