Cooperativa agroecológica paraense recebe instalação de usina solar

O projeto fotovoltaico, localizado na cidade de Irituia, possui 80 painéis de 550 W da Renovigi
Planta de 44 kWp instalada na entidade. Foto: Renovigi/Divulgação

A cooperativa agroecológica D’Irituia, localizada em Irituia, município do estado do Pará, situado na região da Amazônia Oriental brasileira, recebeu a doação de um sistema de energia solar de 44 kWp.

O Domingão com Huck, programa da TV Globo, em parceria com a Natura, presenteou a entidade com a usina, que possui 80 módulos de 550 W da Renovigi Energia Solar e foi montada no solo com desenvolvimento e instalação da Soft Engenharia Solar.

No local, se reúnem produtores locais irituienses que implantaram sistemas agroflorestais (SAFs) em seus cultivos, fazendo com que a viabilidade de uma agricultura familiar agroecológica e diversificada não só garantisse a segurança e soberania alimentar da população, mas também se tornasse responsável por serviços ambientais, tais como o sequestro de carbono, a proteção contra erosão, além da proteção de mananciais e do microclima do nordeste paraense.

Entre os principais produtos comercializados pela D’Irituia está o Tucumã, fruto nativo da região amazônica que, a princípio, era visto como uma praga, destinado ao descarte, e com a orientação de pesquisadores da Natura, que conscientizaram os agricultores sobre o grande valor e o potencial do fruto, o beneficiamento se mostrou uma excelente matéria-prima cosmética.

Projeto conta com 80 painéis da Renovigi Energia Solar. Foto: Renovigi/Divulgação
Projeto conta com 80 painéis da Renovigi Energia Solar. Foto: Renovigi/Divulgação

De acordo com a Renovigi, junto a outros cultivos que fomentam a bioeconomia da cooperativa, a aposta no Tucumã transformou a vida de muitas famílias: potencializou suas comercializações, aumentou a renda dos agricultores cooperados e rendeu-lhes muitos prêmios.

Além disso, o compromisso dos produtores com a sustentabilidade tem se destacado com o cumprimento de 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.

Com a inclusão da usina, a D’Irituia passará a cumprir mais um: o ODS 7, de Energia Limpa e Acessível, contribuindo para que toda a cadeia produtiva do Tucumã na cooperativa se torne, de fato, 100% sustentável.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal