1 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

Copel abre chamada pública para projetos de autogeradores de energia

A Copel (Companhia Paranaense de Energia) abriu, nesta quarta-feira (18), a Chamada Pública para a contratação de energia proveniente de autogeradores, como, por exemplo, usinas fotovoltaicas e CGH

Autor: 18 de novembro de 2020novembro 19th, 2021Brasil
Copel abre chamada pública para projetos de autogeradores de energia

Imagem: Copel/ Reprodução

A Copel (Companhia Paranaense de Energia) abriu, nesta quarta-feira (18), a Chamada Pública para a contratação de energia proveniente de autogeradores, como, por exemplo, usinas fotovoltaicas e CGH (Centrais Geradoras Hidrelétricas). O prazo limite para a solicitação de esclarecimentos é até às 17h do dia 15 de janeiro de 2021 e as propostas selecionadas serão divulgadas a partir de 17 de maio de 2021. O projeto-piloto da Copel, autorizado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), terá duração de cinco anos e é inédito no Brasil. A companhia prevê a contratação de até 50 MW médios de energia nessa modalidade, equivalente a 438 mil MWh/ano ou 1,9% da carga anual da companhia. Segundo a Copel, o objetivo da chamada é atrair produtores independentes de pequeno e médio porte, incluindo minigeradores, com capacidade para operar de maneira isolada ou conectado à rede de distribuição, aproveitando o potencial energético do Paraná. Poderão vender a energia para a Copel autogeradores que construíram uma microrrede ou um sistema elétrico independente que funciona como uma “ilha de energia” abastecendo um grupo de consumidores próximos. A companhia se responsabilizará pelo controle e segurança da operação. As melhorias precisam envolver a redução do tempo de atendimento ao cliente e incentivo a inovação e integração tecnológica.Para mais informações acesse o edital da Chamada Pública clicando aqui.

Giuliana Olivieri

Giuliana Olivieri

Atuou como produtora de programa de entrevista na Rádio Brasil Campinas, além de elaboração de reportagens diárias, edição de áudio e vídeo. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico, cobrindo a editoria de Mercado e Negócios. Graduanda em Jornalismo na PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.