Os Correios publicaram um edital que visa à contratação de uma comercializadora varejista para atuar no ACL (Ambiente de Contratação Livre), conhecido por Mercado Livre de Energia.
O objetivo da companhia é gerenciar de forma estratégica a energia elétrica consumida por suas unidades, abrangendo o desenvolvimento de estudos de viabilidade técnica, a migração para o ACL, a representação junto à CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), a comercialização e gestão de energia, além do fornecimento de certificados de energia renovável, conhecidos como i-Recs.
A iniciativa contempla, inicialmente, 68 unidades consumidoras, totalizando um volume de 76.876 MW médios em um período de cinco anos. De acordo com os Correios, a expectativa é não apenas otimizar custos, mas também reforçar o compromisso da estatal com a sustentabilidade, garantindo que a energia utilizada seja proveniente de fontes renováveis.
O edital especifica que a comercializadora contratada será responsável por uma análise completa de viabilidade técnica, avaliando as condições para que as unidades dos Correios migrem para o mercado livre.
Além disso, a empresa deverá garantir o fornecimento de energia certificada por meio de i-Recs, atestando sua origem renovável, além de supervisionar continuamente a gestão e comercialização da energia elétrica.
As empresas interessadas podem acessar o edital e participar do processo exclusivamente por meio do sistema eletrônico Licitações-e, disponível no site oficial dos Correios ou diretamente no portal (www.licitacoes-e.com.br).
O acolhimento das propostas teve início no dia 11 de dezembro de 2024, às 8h, e a abertura das propostas está prevista para o dia 15 de janeiro de 2025, às 9h, com o pregão e início da disputa agendados para o mesmo dia, às 10h.
Para mais informações, clique aqui.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].