O estado do Paraná ampliou sua capacidade de energia renovável com a inauguração da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Lúcia Cherobim.
O empreendimento, localizado no Rio Iguaçu, entre os municípios da Lapa e de Porto Amazonas, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), foi inaugurado nesta quinta-feira (3) com a presença do vice-governador Darci Piana.
A usina, fruto de um investimento de R$ 421 milhões do Grupo CPFL Energia em parceria com a estatal chinesa State Grid, possui uma potência instalada de 28 MW, suficiente para abastecer aproximadamente 15 mil residências.
Durante as obras, que duraram 28 meses, cerca de 1,8 mil empregos foram gerados.A energia gerada pela PCH Lúcia Cherobim está conectada à subestação Cherobim, da Copel, com transmissão para as subestações da Lapa e de Palmeira.
Segundo Gustavo Estrella, CEO da CPFL Energia, a usina foi projetada com foco na eficiência e no menor impacto ambiental possível.
“O projeto foi concebido para otimizar o aproveitamento do Rio Iguaçu, utilizando tecnologia de engenharia moderna para garantir a geração de energia limpa e renovável”, destacou Estrella.
A CPFL Energia, uma das líderes do setor elétrico brasileiro, atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão e comercialização de energia elétrica.
Desde 2017, a empresa faz parte do grupo chinês State Grid, maior companhia de utilidade pública do mundo, que atende mais de 1,1 bilhão de pessoas na China.
Com grande potencial hidrelétrico devido à sua geografia e à abundância de bacias hidrográficas, o Paraná abriga atualmente 126 usinas hidrelétricas em operação.
De acordo com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o estado tem uma potência outorgada de 15.668 MW, ficando atrás apenas do Pará, que lidera o ranking nacional com 22.393 MW.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.