Em ações de combate a fraudes e furtos de energia entre janeiro e outubro deste ano, a CPFL Paulista informou que mais 29,8 mil irregularidades foram detectadas nos mais de 230 municípios atendidos em sua área de concessão, uma média de quase 100 crimes encontrados por dia.
Ao todo, a distribuidora teve 63.436 MWh recuperados no período, um volume suficiente para abastecer cerca de 31,5 mil casas durante um ano inteiro.
A região de Campinas (SP) sozinha contabilizou quase um terço dos casos (8.934 registros), com o maior volume de ilegalidades identificados nas cidades de Campinas (3.970); Piracicaba (1.285) e Sumaré (733).
Ao divulgar os números, a concessionária frisou que tem intensificado as operações para coibir as ligações clandestinas (os populares “gatos”) junto às polícias Civil e Militar, bem como os desvios e as manipulações de medidores – atos previstos como crime no Código Penal, com pena de um a quatro anos de detenção.
De acordo com a empresa, as práticas ilegais de furto de energia prejudicam a população, comprometendo a integridade do sistema elétrico e aumentando o número de instabilidades e interrupções no fornecimento de energia, com a manipulação indevida das instalações da rede de distribuição podendo causar acidentes graves e até mortes.
“Além disso, as fraudes e furtos podem encarecer a conta de energia para todos. A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) distribui parte dos prejuízos causados pelas ‘perdas comerciais’, como são denominadas, para a tarifa da distribuidora detentora da concessão da área, no momento das revisões tarifárias”, destacou a CPFL Paulista.
A concessionária ainda pontuou que conta com a colaboração da população para o combate às irregularidades por meio de denúncias anônimas pelo Aplicativo “CPFL Energia” ou por meio do site www.cpfl.com.br/fraude.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].