Crea-SP desenvolve plataforma para garantir o ART de forma mais rápida

Novo modelo diminuiu pela metade o tempo que era gasto para coletar dados e informações necessárias
Novo modelo diminuiu pela metade o tempo que era gasto para coletar dados e informações necessárias
Plataforma desenvolvida pelo Crea-SP para obter o ART já está funcionando. Foto: Crea-SP/Divulgação

O CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo) lançou o CREANet, uma plataforma capaz de agilizar o ART (processo de Anotação de Responsabilidade Técnica). Para acessar clique aqui.

Segundo o Crea-SP, com o lançamento da plataforma o processo de coletar os dados e informações necessárias para preencher e gerar o documento, se tornou mais rápido.

Ainda de acordo com o Conselho, a expectativa é continuar desenvolvendo o modelo para oferecer mais funcionalidades e modernizar os serviços para os profissionais.

“As alterações foram feitas a partir dos apontamentos dos próprios profissionais. Ou seja, parte de um movimento de atenção com a classe, de entender as demandas e buscar soluções facilitadoras”, explicou o engenheiro Vinicius Marchese, presidente do Conselho paulista.

O engenheiro eletricista Leonardo Lima foi o primeiro a emitir a ART do novo jeito. “Vai nos ajudar bastante em nosso dia a dia, porque diminui o tempo que levamos preenchendo documentação e isso nos deixa mais focados no que importa, que é a qualidade do serviço”, comenta.

Segundo o gerente de Desenvolvimento e Execução de Projetos do Crea-SP, analista de sistemas, Marcelo Pessoa, o novo sistema deve oferecer, em breve, outras funcionalidades além da Art de Obra/Serviços.

“Este é apenas um ponto de partida, várias melhorias estão em andamento que serão entregues aos profissionais”, anuncia.

Como funciona?

A plataforma do CreaNet ART está de visual novo já a partir do acionamento do serviço vinculado à Anotação.

Segundo o Crea-SP, o preenchimento segue a TOS Nacional (Tabela Nacional de Obras e Serviços). Além disso, a indicação da empresa relacionada à atividade prestada também está mais simples, não sendo mais necessário pesquisar pela mesma, já que o sistema oferece a opção de seleção.

Outra novidade é que os campos para completar informações passaram de quatro para apenas um e, ao final de todas as etapas, é possível visualizar o resumo do documento antes de emiti-lo.

“Com tudo concluído e confirmado, o envio do arquivo é feito para o e-mail cadastrado junto ao Conselho”, conclui o Crea-SP.

Imagem de Yvana Leitão
Yvana Leitão
Produtora do Podcast Papo Solar. Possui experiência produção e elaboração de matérias jornalísticas. Graduanda em jornalismo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas.

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