27 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,83GW

Cresce a busca por cursos online no setor fotovoltaico

O objetivo é contribuir com a retomada verde, em que a fonte solar deve impulsionar a economia brasileira

Autor: 16 de agosto de 2020julho 27th, 2021Brasil
Cresce a busca por cursos online no setor fotovoltaico

Profissionais de diversos setores têm aproveitado o tempo em casa durante a quarentena, para estudar, ler e se qualificar. Pioneiro no setor fotovoltaico, desde março o Canal Solar tem oferecido diversos cursos online direcionados aos profissionais do mercado solar.

Bruno Kikumoto, diretor do Canal Solar, destacou que a iniciativa visou assegurar o aprendizado, garantir o bem-estar dos alunos e professores e cumprir com as recomendações das autoridades públicas e sanitárias. “Colocamos em primeiro plano a segurança de nossos colaboradores e clientes. Fizemos uma consulta com nossos alunos e muitos gostaram da ideia dos cursos online em tempo real, garantindo a interação com os professores por meio de nossa plataforma digital. A alternativa é segura e tem atendido as expectativas dos participantes”, afirma o executivo.

Diversos profissionais, entre engenheiros, técnicos, consultores de vendas, advogados, investidores e empresários, participaram das turmas formadas desde o começo da modalidade online. Além disso, o Canal Solar tem registrado aumento na busca pelos cursos por pessoas que querem instalar um sistema fotovoltaico em seus comércios ou residencias.

Hoje, são oferecidos seis cursos: Aterramento e SPDA, Cabine Primária, Comercial e Vendas, Mercado e Regulação, PVSyst e Usinas GD 5MW. As aulas são totalmente online e ao vivo, com a disponibilização do material em formato digital durante o curso. “O curso na modalidade online traz suas vantagens. Entre elas, o custo menor, já que reduz o gasto com passagens e hospedagem. Além disso, permite a interação entre os participantes”, destacou o professor Paulo Freire, PhD, especialista em aterramento e SPDA de grandes usinas e relator do projeto da norma técnica brasileira de aterramento de usinas fotovoltaicas.

“Foi uma ótima experiência. Um conteúdo bem abrangente e claro. Os professores foram super objetivos e me ajudaram bastante. Todas as dúvidas foram esclarecidas, a interação com os alunos também foi bem bacana e as respostas foram bem pertinentes”, conta Jéssica Emili Araújo, proprietária da Espectro Energia Solar.

Quem também tem investido na capacitação profissional dos seus colaboradores é o grupo Solarprime Franquias. “Os cursos do Canal Solar são fundamentais para a preparação da nossa equipe. Além de uma visão bem alinhada, de processos bem definidos, de uma estratégia bem traçada, a preparação técnica é super importante, sendo indispensável. Porque um profissional bem preparado tecnicamente é mais confiante. Além disso, um atendimento técnico completo, bem definido, gera confiança nos clientes e traz ótimos resultados”, conta Raphael Brito, proprietário da Solarprime.

Fonte confiável para os cursos

Visando qualificar a equipe, diversas empresas começaram a oferecer treinamentos internos aos seus colaboradores, além de realizar webinars direcionados a quem atua no setor fotovoltaico. Estas ações visam fortalecer o mercado solar por meio da qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas que atuam no segmento.

“O melhor momento para crescer e fazer a diferença no mercado é em meio a uma crise. Por isso, criamos treinamentos na modalidade online visando ampliar o conhecimento e qualificar nosso colaboradores, tornando-os diferenciados no mercado, sempre apresentando soluções inteligentes, com mais credibilidade, segurança e responsabilidade a seus clientes”, conta Wellington Mulia, engenheiro eletricista da Wattohms Energia Solar, empresa especializada em projetos solares em residenciais, comércios e na área rural.

Mulia relata que os cursos que a empresa desenvolveu para seus colaboradores internos utilizando os artigos técnicos e as notícias do Canal Solar. “Utilizamos a internet para buscar informações sobre o setor fotovoltaico. Porém, sabemos que muitas fontes não são confiáveis, por isso que adotamos compartilhar, em nossos treinamentos, informações do Canal Solar, pois sempre tem muitos materiais fantásticos e com conteúdo que valorizam o nosso treinamento e impondo confiança e credibilidade aos envolvidos”.

Os treinamentos da empresas são oferecidos gratuitamente aos colaboradores que integram as equipes comercial, técnica e de marketing. Os treinamentos são realizados por meio do Google Classroom com o compartilhamento de vídeos e links. Além disso, são realizados testes e exercícios para fixar o treinamento.

Diferencial nas vendas

Segundo Mulia, com a capacitação dos colaboradores, a Wattohms tem registrado alta no número de vendas. “Por meio dos artigos do Canal Solar já realizamos vendas. Outra empresa pregava informações não verdadeiras, de fontes não confiáveis, e ao apresentarmos um dos artigos do Canal Solar ganhamos a confiança do cliente e até o fechamento da venda”, informa o engenheiro.

Incentivo à capacitação

Tendo em vista o atual cenário econômico devido à pandemia, o Canal Solar está oferecendo desconto em todos os cursos. O objetivo é contribuir com a retomada verde, em que a fonte solar deve impulsionar a economia brasileira.

“Vemos que o faturamento de algumas empresas acabaram caindo. Além disso, temos uma grande parcela de alunos que são profissionais autônomos. Então, entendendo esse cenário, começamos a ofertar um desconto de 30% nos nossos cursos. Até, dependendo da programação de alguns alunos, que se programaram a médio e longo prazo, ofertamos 50% de desconto. Basicamente, estamos ajustando as nossas operações e a oferta dos nossos serviços para que eles possam se adequar a essa nova realidade”, destacou Bruno Kikumoto.

 

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical) e o Prêmio FEAC de Jornalismo. Já atuou como repórter e apresentadora da Rádio Brasil Campinas. Formada pela PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.