Crise afeta, mas não interrompe o crescimento da energia renovável

A agência estima que 167 GW de capacidade renovável entrem em operação este ano, um declínio de 13%
2 minuto(s) de leitura

O número de novas instalações de energia renovável em todo o mundo deverá cair este ano como resultado da pandemia do Covid-19. Mas, por mais que a crise afete, ela não interrompe o crescimento global da capacidade das renováveis – é o que afirma recente estudo publicado pela AIE (Agência Internacional de Energia).

A agência estima que 167 GW de capacidade renovável entrem em operação este ano, um declínio de 13% em relação a 2019. No entanto, isso ainda adicionará 6% ao total da capacidade instalada, mais do que o tamanho combinado dos sistemas de energia na América do Norte e na Europa, com a energia solar e eólica representando a maioria das novas instalações.

O Estados Unidos e a China, por exemplo, devem aumentar sua capacidade renovável este ano e no próximo, à medida que as empresas correm para concluir os projetos antes do término dos incentivos governamentais.

Segundo a AIE, a crise poderia oferecer uma oportunidade para que a energia verde substituísse permanentemente os combustíveis fósseis altamente poluentes, como o carvão.

“Globalmente, a demanda geral por energias renováveis ​​deverá aumentar devido ao seu uso no setor de eletricidade. Mesmo com a demanda de eletricidade caindo significativamente devido às medidas de bloqueio, os baixos custos operacionais e o acesso prioritário à rede elétrica em muitos mercados permitem que as energias renováveis ​​operem com capacidade quase total, permitindo o crescimento da geração renovável”, afirma o relatório.

A agência aponta ainda que esse aumento na produção deve-se em parte às adições de capacidade ao nível recorde em 2019, uma tendência que deve continuar neste ano. No entanto, interrupções na cadeia de suprimentos, atrasos na construção e desafios macroeconômicos aumentam a incerteza sobre a quantidade total de crescimento da capacidade renovável em 2020 e 2021.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal