A cobertura do Terminal de Ônibus Pinheirinho, localizado no bairro Capão Raso, em Curitiba (PR), agora abriga uma usina solar fotovoltaica com quase 1 MWp de capacidade. O empreendimento foi inaugurado na última sexta-feira (13), em cerimônia que contou com a presença do prefeito Rafael Greca.
A usina é composta por 1.386 módulos fotovoltaicos, com capacidade de geração de 956,34 kWp, e deve proporcionar uma economia anual de aproximadamente R$ 800 mil em despesas com energia elétrica para a Prefeitura.
O projeto faz parte do programa Curitiba Mais Energia, que já gerou uma economia acumulada de R$ 5 milhões aos cofres públicos.
“Estou muito satisfeito pelo bem que conseguimos fazer. Estamos entregando uma cidade com, pelo menos, a metade do consumo de energia dos prédios públicos da Prefeitura gerada por energia renovável e limpa do sol”, afirmou o prefeito Greca.
O Terminal Solar Pinheirinho junta-se aos terminais Santa Cândida e Boqueirão, que também possuem usinas fotovoltaicas instaladas em suas coberturas.
Além disso, o programa Curitiba Mais Energia busca popularizar o uso de energia limpa na cidade. Entre as iniciativas destacam-se:
- Pirâmide Solar de Curitiba: Parque Fotovoltaico da Caximba, inaugurado em março de 2023.
- Outras instalações fotovoltaicas: O Palácio 29 de Março, o Salão de Atos do Parque Barigui, a Fazenda Urbana de Curitiba, a Galeria das Quatro Estações do Jardim Botânico, a sede do ICS, escolas municipais e outros terminais de ônibus.
O programa também beneficia 101 residências populares por meio do Cohab Solar, que inclui a instalação de módulos solares em moradias, e conta com a mini usina hidrelétrica CGH Nicolau Kluppel, responsável por gerar energia limpa a partir da queda d’água do Parque Barigui.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].