5 de março de 2021
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 3,28 GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 4,90 GW

Desafios e oportunidades para o setor de energia solar em 2020

A pandemia de Covid-19 fez o mundo todo mudar os planos neste ano

Autor: 2 de dezembro de 2020fevereiro 23rd, 2021Opinião
Desafios e oportunidades para o setor de energia solar em 2020

Quando 2020 começou, estávamos preparados para muitos desafios: aumento de demanda de produtos e serviços, crescimento no número de consumidores, profissionalização de prestadores de serviço, entre outros.

O setor de energia solar fotovoltaica vem crescendo a passos largos ano sobre ano, um estímulo e tanto para todas as empresas se aperfeiçoarem. Porém, a pandemia de Covid-19 fez o mundo todo mudar os planos.

No Brasil, os meses de abril e maio registraram uma esperada redução nas vendas por causa das necessárias medidas de isolamento social.

Mas gradualmente, e também pelo fato de o setor de construção civil não ter parado em nenhum momento, o mercado começou a se recuperar. Em relação a 2019, há um crescimento bastante relevante tanto do mercado quanto para nós, na Ecori.

O mundo todo, porém, registrou um descompasso entre oferta e demanda, com impacto direto na cadeia de fornecimento e suprimentos. A demanda ficou desordenada em vários países. Ainda devemos sentir os efeitos desse descompasso até abril do ano que vem.

Outro desafio que se impôs está relacionado à logística internacional, que ficou – e ainda está – desordenada, com espaço escasso em navios e atrasos em viagens, com paradas não previstas nas rotas. Em muitos casos, cargas passaram a demorar 40 dias para chegar, em vez dos esperados 28 dias.

Mesmo diante desses percalços, de acordo com dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), nos primeiros 10 meses deste ano ultrapassamos a potência instalada de 1,745 GW, o que representa um crescimento de 57% sobre o mesmo período de 2019.

A geração distribuída de energia solar acaba de atingir a marca de 4 GW de potência instalada. Um marco muito relevante para o setor, alcançada quatro anos antes do previsto.

Com o setor em crescimento, também recebemos a boa notícia de que pela primeira vez o Brasil está na lista dos 10 países que mais geraram empregos no mundo no mercado de energia solar fotovoltaica em 2019.

Foram 43 mil novos empregos, de acordo com um relatório recente da Irena (Agência Internacional de Energia Renovável). Isso nos deixa na oitava posição, à frente de países tradicionais como Alemanha e o Reino Unido.

Essa marca histórica reforça nossa preocupação com a necessária profissionalização do setor para crescermos ainda mais, de forma responsável. Por isso, é muito bem-vinda a certificação para responsável de empresa de energia solar fotovoltaica, do Instituto Totum.

É, sem dúvida, um primeiro passo para tornar o mercado de energia solar fotovoltaica ainda mais robusto. Pensando nisso, criamos um programa de treinamento e incentivo para promover a certificação entre os profissionais do setor.

Espero que em pouco tempo possamos vender os produtos da Ecori apenas para empresas certificadas. E em um futuro próximo, o consumidor que já se mostra mais preocupado com a sustentabilidade possa aproveitar ainda mais todo o potencial que as fontes de energia renováveis têm a oferecer.

Leandro Martins

Leandro Martins

Presidente da Ecori Energia Solar. Formado em Comércio Exterior pela UNIBERO-SP no ano 2000. Atuante no mercado internacional desde 1996 em diversos setores de alta tecnologia como, software de geoprocessamento, impressoras 3D, equipamentos de análise clínica e seus correlatos, equipamentos profissionais de Broascast e Smart Phones.

Comentar

Opinião

O que esperar para o setor solar em 2021?

Não haveria luz se não fosse a escuridão. A frase de Lulu Santos é da década de 1980 e ilustra muito bem o nosso 2020. Começamos o ano sob a sombra das incertezas político-econômicas, mas experiência é para isso. Enquanto a gente consegue enxergar, não para de caminhar. Pensando assim, a Aldo Solar iniciou 2020 reforçando os laços com os maiores fornecedores mundiais para continuar a oferecer o que há de melhor no mundo em equipamentos, tecnologia e uso de energia solar. Apesar da pouca claridade, nosso “norte” já está estabelecido: incentivar cada vez mais o ato de produzir energia…
22 de dezembro de 2020
Opinião

Como a energia solar deve se tornar um diferencial competitivo nas indústrias?

A história das organizações tem nos mostrado, através do tempo, o quão importante é a gestão de custos para que determinada empresa possa, além de sobreviver, mostrar-se competitiva e estabelecer diferenciais em relação aos seus concorrentes. Não importa se você é adepto de teorias mais clássicas de administração como as de Fayol ou Taylor, ou se está familiarizado e aplica o que há de mais novo na gestão, como as teorias de oceano azul e vermelho, organizações exponenciais e design thinking. Um ponto em comum de qualquer uma dessas teorias é: assim como as nossas unhas precisam ser cortadas constantemente,…
29 de outubro de 2020
Opinião

Código Brasileiro de Energia Elétrica: o que esperar para a GD?

Nosso país possui uma série de leis, decretos, portarias e medidas provisórias que regulamentam o setor elétrico brasileiro. Hoje, qualquer pessoa que  se disponha a entender, ou pelo menos a começar a entender um pouco da complexidade deste segmento, enfrenta algumas dificuldades iniciais. Como responsável pela setor de Regulação da Bluesun do Brasil, destaco que o primeiro entrave está no fato de que a legislação não se encontra compilada. Em decorrência disso, mais árdua se torna a tarefa de descobrir as normas que regem o setor. Sem dúvida, esses dois pontos dificultam em muito o estudo, a consulta e a…
19 de outubro de 2020
Opinião

Como a Lei Geral de Proteção de Dados vai impactar o marketing digital?

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), sancionada em 14 de agosto de 2018, passou a vigorar a partir de 18 de setembro de 2020 e causará impactos em empresas de diversos setores, incluindo o marketing, que tem os dados como a principal fonte de análise para compreender a efetividade das estratégias traçadas. Para que a lei pudesse passar a valer, era necessário a criação, por parte do Governo Federal, de um órgão regulador – a ANPD (Agência Nacional de Proteção de Dados) –, que se deu em 27 de agosto de 2020, quando o Senado aprovou a Medida…
5 de outubro de 2020
Opinião

Banco Mundial divulga dados do potencial da energia solar na América Latina

Muito ainda precisa ser feito quando o assunto é explorar o potencial de energia solar fotovoltaica na América Latina, apesar do crescimento do setor na região. Está claro que há muito trabalho por fazer e que, com o apoio massivo dos governos e de todos os segmentos da sociedade, o desenvolvimento traria incontáveis benefícios. Alguns números relevantes foram divulgados pelo Banco Mundial, que vale a pena conferir nesse post. Ferramenta mede potencial de produção de energia solar Um relatório divulgado pelo Banco Mundial revela que um quinto da população do planeta distribui-se entre 70 países com alto potencial para exploração…
29 de setembro de 2020