24 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Detecção e manutenção de falhas em cabos de usinas fotovoltaicas

Nova tecnologia combinada com a experiência da Proauto Electric possibilita monitoramento, identificação e manutenção de maneira rápida, eficiente e econômica

Autor: 9 de janeiro de 2024Artigo do fabricante
5 minutos de leitura
Detecção e manutenção de falhas em cabos de usinas fotovoltaicas

Foto: Proauto/Divulgação

Com uma vida útil que varia entre 25 e 30 anos, as UFVs (usinas fotovoltaicas) enfrentam inúmeros desafios de O&M (operação e manutenção) que podem impactar globalmente os resultados econômicos.

Esse artigo narra um caso excepcional executado pela Proauto Electric em uma usina fotovoltaica localizada em Minas Gerais, destacando como empregamos uma nova tecnologia para identificar e remediar falhas de maneira ágil, eficiente e economicamente viável.

Saiba como a interseção entre tecnologia avançada e a especialização da Proauto Electric vai redefinir o paradigma da gestão de O&M em UFVs.

Falhas de isolamento são comuns

A detecção e classificação de falhas em usinas fotovoltaicas são essenciais para manter a confiabilidade do sistema.

Uma falha de isolamento acontece quando a barreira entre componentes eletricamente carregados e a terra é comprometida. Isso pode ocorrer devido a desgaste, envelhecimento ou danos nos isoladores, podendo resultar em correntes de fuga e impactar negativamente na eficiência do sistema.

Foto: Proauto/Divulgação

Por isso, a ação imediata e precisa é fundamental para a mitigação, prevenção de acidentes, redução da perda de energia gerada e impacto negativo na receita.

Qual a solução do mercado para esse problema?

Se a falha estiver associada a componentes essenciais, como inversores e cabos, e a avaliação indicar danos, a substituição desses equipamentos geralmente é praticada pelo mercado.

Por exemplo, se uma falha de isolamento e aterramento é identificada em uma extensão de 40m de cabeamento, o padrão do mercado hoje é a substituição de todos os 40m de cabo. Uma falha desse calibre é extremamente negativa para a balança econômica de uma Usina, especialmente ainda no início de sua vida útil.

Para se ter uma ideia, a prática do mercado é desligar completamente o setor operacional correspondente, escavar toda a extensão do cabeamento defeituoso, substituindo o equipamento, para depois enterrá-lo novamente e religar o sistema.

Todo esse processo pode custar dezenas de milhares de reais, desde horas trabalhadas até o custo dos próprios equipamentos, passando pela interrupção da geração de energia, o que também tem impacto financeiro.

O que a Proauto Electric fez de diferente

A colaboração estratégica com a Bender, aliada à expertise da Proauto Electric, está pavimentando o caminho para uma abordagem mais inteligente e proativa na organização e manutenção de usinas fotovoltaicas, representando um marco significativo no setor de energia renovável.

Foto: Proauto/Divulgação

Localização da falha

Localizar o circuito em que ocorreu a falha é uma tarefa relativamente simples em Usinas Fotovoltaicas, já que, com o devido monitoramento, é possível identificar automaticamente a falha no momento em que ela acontece.

Tarefa muito mais difícil, contudo, é localizar com precisão onde o cabeamento sofreu fissura. Com esse diagnóstico e a localização precisa, trocar todo o cabeamento de aterramento torna-se desnecessário.

A Proauto Electric realizou ensaio de pré-localização e apontou a falha a aproximadamente 37m do inversor. A localização exata foi feita na sequência e o ponto foi marcado com estaca sinalizada com fita zebrada.

Reparo feito com Exatidão

Com base nos resultados da avaliação, identificamos o trecho específico do cabo enterrado que estava comprometido. Isso nos ajudou a decidir que a abordagem mais adequada foi a de realizar um reparo localizado.

Iniciamos a escavação do cabeamento no ponto exato da falha, o que possibilitou uma grande economia de tempo e de horas-trabalho. Depois, seguimos com o isolamento e o reparo do cabo, devolvendo-o ao seu estado operacional

Essa tecnologia Bender aliada à expertise Proauto Electric, permitiu que o reparo fosse feito sem demora, economizando tempo e recursos importantes.

Vantagens e benefícios da nova abordagem

A Proauto Electric é comprometida com seus clientes e parceiros de negócios, e além disso, é uma grande promotora da inovação e de novas tecnologias que podem beneficiar a todos os envolvidos.

Por isso, listamos algumas vantagens da abordagem de reparo localizado.

Grande economia de tempo e recursos

Pode-se dizer que defeitos de aterramento e instalação dos cabos estão entre os mais trabalhosos a serem resolvidos, não pela complexidade, mas pelo número de horas trabalhadas na escavação, troca e aterramento posterior. A abordagem localizada chega a economizar semanas de horas-trabalho.

Diminuição do período ocioso de geração de energia

Com a Usina em estado de suspensão durante a falha, a geração de energia entra em período ocioso, o que impacta diretamente nos resultados econômicos do parque solar. Ao diminuir o tempo de ociosidade, o reparo localizado permite minimizar os efeitos dessas falhas.

Manutenção da Durabilidade

O reparo localizado faz com que a durabilidade do cabeamento volte para o estado original, mantendo a estabilidade e robustez do equipamento, sem prejuízo nenhum para a geração de energia.

Economia global

Com a solução de reparo localizado, a expectativa de economia para a Usina é incomparável. Das horas-trabalho para a escavação e identificação das falhas, ao custo dos cabos e à redução do período de ociosidade, esse tipo de reparo causa uma economia sem precedentes nesse tipo de serviço.

As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.

mm

Proauto Solar

Fabricante de soluções fotovoltaicas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.