O Dia do Técnico da Segurança do Trabalho, profissional essencial para garantir a segurança durante os processos de uma empresa, é comemorado nesta quarta-feira (27).
No setor de energia, onde as instalações envolvem altura, eletricidade e estão sujeitas a condições climáticas adversas, o Técnico em Segurança do Trabalho é indispensável para assegurar a proteção dos trabalhadores e a eficiência dos projetos.
Esses profissionais são responsáveis por atividades desde a avaliação de riscos em obras de instalação, garantia do uso correto de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), desenvolvimento de treinamentos e procedimentos de segurança até a supervisão de trabalhos em altura e em áreas energizadas.
A presença destes profissionais no setor de energia solar também é essencial para garantir a segurança das instalações e dos profissionais envolvidos em projetos fotovoltaicos.
Para Jota Sabóia, Técnico de Segurança avançado de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da FGA Soluções, participar de projetos de energia solar é desafiador, desde projetos em residências a usinas solares.
“Os desafios são sobre proteger os colaboradores, desde a parte inicial da documentação até a finalização do projeto. Cada fase da obra tem suas atividades e riscos específicos. Desde a fase de projeto até o comissionamento e entrega da usina ao O&M, são riscos diversos analisados e mapeados em vários documentos”, explica Sabóia.
“A maior dificuldade é a conscientização ao uso adequado de EPIs diante de um nível de criticidade elevado, inspeções de máquinas e equipamentos. Pequenos apontamentos diários, quando resolvidos, trazem a segurança da obra”, completa o técnico.
Para garantir a segurança no trabalho, são adotadas medidas com o objetivo de minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, proteger a integridade física e psicológica dos trabalhadores.
Sabóia alerta que, com as tecnologias que temos para equipamentos de proteção individual e coletiva, acidentes fatais nas obras era pra ser inexistentes. “Infelizmente isso ocorre por falta de procedimentos por atividade, falta de treinamentos, ausência de percepção de riscos e a principal falta de atenção dos colaboradores”, comenta.
“Acredito que para o futuro é plantar a semente da segurança nos corações. Cuidar do meio ambiente, cuidar do ser humano, sabendo que cada profissional é um pai ou mãe de família que precisa voltar para casa após o trabalho”, acrescenta.
Como solução, treinamentos são essenciais na transformação da cultura de segurança. “Às vezes, não queremos ouvir, mas o técnico em segurança do trabalho, que quer apenas o bem comum. Fazer com que o maior patrimônio de qualquer empresa, consiga chegar em casa com segurança”, ressalta.
Além de garantir a segurança dos trabalhadores, esses profissionais também contribuem para a eficiência e o sucesso de projetos que transformam a matriz energética do país.
“Segurança para mais, nunca é demais!”, conclui Sabóia.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].