14 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,4GW

Diretor da ANEEL é convocado para falar em audiência pública

Deputados querem explicações sobre fala de Hélvio Guerra a respeito de um projeto de decreto legislativo

Autor: 21 de junho de 2023junho 30th, 2023Política
2 minutos de leitura
Diretor da ANEEL é convocado para falar em audiência pública

Hélvio Guerra foi chamado para esclarecer declarações sobre um projeto. Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

As comissões de Minas e Energia e de Fiscalização Financeira e Controle realizarão, na tarde desta quarta-feira (21), a partir das 14h, uma audiência pública para ouvir o diretor da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), Hélvio Guerra. 

Os deputados cobram esclarecimentos do diretor acerca de declarações feitas por ele no dia 29 de março, quando o executivo teceu críticas ao PDL 365/22, afirmando que os deputados brasileiros desconhecem o setor elétrico e que seriam movidos por lobby.

Tal projeto tem como objetivo sustar duas resoluções da Agência, editadas em junho e setembro deste ano, que tratam da definição da metodologia de cálculo das TUST (Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão). 

O deputado Danilo Forte (União-CE) foi um dos requerentes da reunião com Guerra na Comissão de Minas e Energia. “Hélvio Neves Guerra fez declarações inaceitáveis contra os parlamentares desta Casa”, disse ele. 

O requerimento para realização da audiência também foi assinado pelos deputados Arthur Oliveira Maia (União-BA) e Beto Pereira (PSDB-MS). Na comissão de Fiscalização Financeira e Controle, o deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) também requereu a presença de Hélvio Guerra para explicar as afirmações do executivo.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.