19 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,3W

Discussão da RN482: ANEEL comunica que não recebeu contribuições

Em diversos lugares do mundo e também no Brasil já se comprovou que a geração distribuída de eletricidade

Autor: 30 de abril de 2019outubro 3rd, 2020Brasil
Discussão da RN482: ANEEL comunica que não recebeu contribuições

Você deve ter ouvido falar sobre as discussões das mudanças das regras da geração distribuída de energia elétrica no Brasil. É um assunto que afeta o bolso de milhões de brasileiros que querem gerar sua própria energia. Também afeta muitos brasileiros que trabalham no setor de energia solar fotovoltaica, um mercado que se encontra em grande expansão no Brasil.

Em diversos lugares do mundo e também no Brasil já se comprovou que a geração distribuída de eletricidade com sistemas fotovoltaicos é responsável por gerar inúmeros empregos diretos e indiretos, pulverizados em todo o território nacional. O mercado de energia solar movimenta uma extensa cadeia de fabricantes, comercializadores, instaladores, financiadoras, seguradoras, envolvendo profissionais de diversas áreas técnicas e de diferentes níveis.

Nós publicamos aqui no Canal Solar dois artigos falando sobre essas discussões e seus impactos sobre o setor de energia solar:

Impactos da alteração da RN 482 – regras da geração distribuída

Propostas de alteração da RN 482 – Modelo de cálculo adotado pela ANEEL

Após meses de discussões em toda a sociedade sobre um assunto muito importante para o país, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) comunicou que não recebeu algumas contribuições enviadas para a audiência pública que vai definir as mudanças de regulação do setor de geração distribuída. A seguinte mensagem foi enviada por email a um dos colaboradores do Canal Solar:

“Informamos que, devido a um problema nos servidores da ANEEL, algumas contribuições enviadas para a Audiência Pública 001/2019 (a qual trata das regras para Geração Distribuída) não foram recebidas. Solicitamos, portanto, que envie novamente sua contribuição para o e-mail [email protected] Por oportuno, informamos que o prazo final para envio de contribuições à referida audiência foi prorrogado até o dia 9 de maio de 2019.” (Superintendência de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação Pública)

Torcemos para que todas as pessoas e empresas que enviaram contribuições tenham tempo hábil para reformular seus textos e enviar à ANEEL. O prazo se esgota em 09/05. Não deixe de participar se você tem propostas para a melhoria do setor de geração distribuída. Esse debate é de fundamental importância para o Brasil e pode definir o futuro do setor de energia solar. Os orçamentos de milhões de cidadãos e os empregos de milhares de profissionais estão em jogo. Participe!

Canal Solar

Canal Solar

Equipe de Engenharia do Canal Solar

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.