1 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Distribuidoras de energia promoveram mais de 20 revisões tarifárias em 2023

Durante live do Canal Solar, profissionais da Volt Robotics falaram sobre a influência dos processos tarifários na conta de luz

Autor: 25 de janeiro de 2024fevereiro 29th, 2024Brasil
3 minutos de leitura
Distribuidoras de energia promoveram mais de 20 revisões tarifárias em 2023

Foto: Freepik

A conta de luz dos consumidores brasileiros registou aumentos significativos em 2023 e um dos fatores que ajudou a encarecer as faturas residenciais foram as revisões tarifárias periódicas praticadas pelas distribuidoras de energia elétrica.

Ao todo, foram 21 revisões tarifárias realizadas no período, num processo que (diferentemente do reajuste tarifário) ocorre a cada quatro anos e, normalmente, podem afetar consideravelmente o valor da conta de luz. Saiba mais, clicando aqui.

Essa foi apenas uma das análises promovidas por profissionais da Volt Robotics durante a live desta terça-feira (23) do Canal Solar. A empresa é especialista no uso de ciência de dados e sistemas inteligentes para confecção de estudos e análise de gestão no setor de energia.

De acordo com a empresa, a quantidade de revisões praticadas em 2023 ajudou a fazer com que o valor da conta de luz registrasse altas acima da inflação em determinados estados.

Em seis deles, o aumento superou a casa dos 10%, enquanto que a prévia da inflação oficial do país ficou em 4,72%, segundo cálculos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O gráfico abaixo ilustra o encarecimento percentual das tarifas residenciais de algumas das principais distribuidoras no ano passado:

 

Foto: Volt Robotics/Reprodução

Para 2024, a Volt Robotics acredita que os aumentos na conta de luz serão um pouco maiores que em 2023, mesmo com apenas cinco processos de revisão tarifária previstos para acontecer, uma vez que outros fatores devem pressionar a tarifa.

Com isso, o aumento médio deve novamente ficar acima da inflação. “Considerando a inflação, o Brasil deverá ter uma alta no valor da conta de luz da ordem de 8% em 2024. Se descontarmos a inflação, estamos falando de um crescimento médio de 4,3%, o que não é pequeno”, disse Claudio Elias Carvalho, diretor de tarifas da Volt Robotics.

Segundo a empresa, cerca de 60 a 70% dos reajustes que serão feitos em 2024 deverão ficar entre 4,5% a 10,5%. “Mais uma vez teremos uma variabilidade muito grande entre as regiões. A região Sul deve ser a que vai sofrer um pouco mais, com um reajuste na casa dos 11%”, destacou Carvalho.

Confira abaixo a live completa do Canal Solar em parceira com a Volt Robotics. Além das previsões para o ano, também foram discutidos temas relacionados a encargos, bandas, renovações de concessões e sobre o impacto da conta de luz nos negócios do setor solar, seja no segmento de GD (geração distribuída), autoprodução ou até mesmo no Mercado Livre de Energia.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.