19 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,3W

DPS com tecnologia de proteção e desconexão DEHN SCI para sistemas FV

O sistema é uma exclusividade da DEHN, fabricante alemão de dispositivos de proteção

Autor: 31 de maio de 2020agosto 27th, 2021Artigos técnicos
DPS com tecnologia de proteção e desconexão DEHN SCI para sistemas FV

A tecnologia de proteção e desconexão DEHN SCI é empregada nos DPS (dispositivos protetores de surto) para sistemas fotovoltaicos. O sistema é uma exclusividade da DEHN, fabricante alemão de dispositivos de proteção para instalações elétricas.

No Brasil a DEHN é representada pela Proauto Electric. O SCI (Short Circuit Interruption) é um mecanismo de proteção composto por contato com solda de baixa temperatura de fusão, trava rotativa impulsionada por mola e fusível de extinção de arco elétricos.

Muitos protetores de surto disponíveis no mercado apresentam risco de derretimento e incêndio quando chegam ao final de sua vida útil. A baixa impedância apresentada pelo elemento varistor (quando termina sua vida útil) produz a passagem de uma corrente elétrica que pode colocar a instalação elétrica em curto-circuito.

Para evitar isso os fabricantes inserem sistemas de desconexão rudimentares que se baseiam somente na abertura do contato quando a corrente é percebida. O perigo está no fato de que a abertura de contatos em instalações de corrente contínua com elevadas tensões inevitavelmente produz arcos elétricos, sendo a passagem da corrente elétrica pelo ar.

O arco elétrico produz elevadas temperaturas e é um conhecido causador de incêndios nas instalações elétricas em geral, principalmente as fotovoltaicas. A abertura do contato no sistema SCI ocorre em quatro etapas:

dehn guard sci canal solar proauto electric

A primeira etapa corresponde ao estado natural do DPS, operando normalmente dentro de sua vida útil. Na segunda etapa podemos observar a comutação ao final da vida útil do DPS, processo que normalmente desencadeia em sistemas fotovoltaicos um arco elétrico extremamente poderoso, que muitas vezes é o responsável pela geração de focos de incêndios e destruição física.

Leai também: Incêndio em sistemas FV: os perigos do arco elétrico

A terceira etapa do processo é a aplicação eficaz do sistema SCI, no qual um sistema eletromecânico de molas atua no corte e na extinção do arco, inibindo a passagem do arco pelos contatos originais e direcionando a corrente para um circuito auxiliar paralelo com fusível.

A quarta e última etapa consiste no rompimento do fusível, dentro do qual o arco elétrico é extinto, e o acionamento da indicação de queima do dispositivo, solicitando de forma remota ou física a troca do equipamento. Para mais informações sobre a DEHN e sua tecnologia clique aqui.


Material produzido pela redação do Canal Solar com informações de Osvaldo Quibao e Robson Bezerra – Departamento de Vendas Técnicas da Proauto Electric.

Canal Solar

Canal Solar

Equipe de Engenharia do Canal Solar

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.