9 de maio de 2021

Carrinho

Edital do leilão de sistemas isolados é aprovado pela ANEEL

Segundo a agência, o certame está previsto para acontecer no dia 30 de abril pela internet

Autor: 23 de março de 2021março 29th, 2021Setor Elétrico
Edital do leilão de sistemas isolados é aprovado pela ANEEL

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou, nesta terça-feira (23) o edital do Leilão para Suprimento aos Sistemas Isolados de 2021. O certame está previsto para acontecer no dia 30 de abril pela internet. 

Serão licitados cinco lotes de soluções para suprimento de energia elétrica aos consumidores de locais ainda não conectados ao SIN (Sistema Interligado Nacional). 

O edital contempla 23 localidades de 22 municípios em cinco estados: Acre (3), Amazonas (5), Pará (10), Rondônia (2) e Roraima (3). No total, a potência requerida pelos empreendimentos é de 97,278 MW. 

De acordo com a ANEEL, o início de suprimento de todos os lotes está previsto para o dia primeiro de abril de 2023. O período varia de 28 meses a 60 ou 180 meses, a depender da previsão de interligação e da fonte. 

A agência apontou ainda que os períodos de suprimento mais longos foram estabelecidos para localidades sem previsão de interligação: até cinco anos para fontes renováveis e até quinze anos para energia proveniente de gás natural. As soluções poderão considerar ainda o uso misto de fontes e tecnologias, inclusive de armazenamento de energia e devem atender todas as localidades que compõem cada lote.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Experiência como produtor, repórter e apresentador em diferentes veículos de comunicação: mídia impressa, online e televisiva.

Comentar