Com as férias escolares, muitas crianças e adolescentes passam mais tempo em casa, o que exige atenção redobrada com a segurança elétrica. Para garantir um ambiente seguro, a EDP reforça orientações para prevenir acidentes envolvendo eletricidade dentro de casa.
Durante esse período, as instalações elétricas podem representar um risco maior, especialmente com a presença das crianças, que, muitas vezes, não têm muita consciência do perigo ao manipular aparelhos e equipamentos.
Levantamento do Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade) demonstra que os indicadores envolvendo crianças entre 0 e 15 anos merecem atenção.
Ao todo, foram 92 acidentes decorrentes de choques elétricos com essa faixa etária registrados em 2022 e 91 acidentes em 2023. Com isso, é essencial adotar cuidados específicos para evitar acidentes.
Distribuidoras da Neoenergia registram 4,3 mil ocorrências com pipas na rede elétrica
“É fundamental que os pais e responsáveis fiquem atentos à segurança elétrica dentro de casa, já que as crianças estão mais propensas a manipular aparelhos e fios sem total noção dos riscos. Pequenos cuidados podem fazer toda a diferença para garantir um ambiente seguro e tranquilo durante as férias”, alertou Roberto Miranda, gestor da EDP.
Dentro de casa, instalações elétricas antigas, excesso de equipamentos ligados na mesma tomada e improvisos na fiação são os principais fatores de risco. Além disso, é preciso garantir que as crianças não tenham acesso a tomadas e cabos elétricos, bem como evitar o uso de aparelhos elétricos com as mãos molhadas ou próximos a fontes de água. O uso de celulares conectados à tomada também deve ser evitado, pois pode representar um perigo adicional.
Dicas práticas para mais segurança durante as férias:
- Proteja todas as tomadas com dispositivos específicos;
- Evite “gambiarras” e o uso excessivo de benjamins; prefira filtros de linha com fusíveis;
- Inspecione regularmente a fiação, principalmente de circuito com equipamentos de maior potência como chuveiros e ar-condicionado;
- Não ligue aparelhos elétricos próximos a duchas ou piscinas;
- Oriente as crianças a não manusearem equipamentos elétricos com as mãos molhadas;
- Utilize carregadores de dispositivos certificados para evitar curto-circuito;
- Desligue aparelhos eletroeletrônicos da tomada em caso de tempestades com muitas descargas atmosféricas ou em caso de queda de energia;
- Substitua cabos elétricos com isolamento desgastado ou rachado;
- Certifique que as instalações internas estão adequadas para a quantidade de equipamentos conectados ao mesmo tempo;
- Não é recomendável utilizar o celular ou atender ligações se o aparelho estiver conectado na tomada.
Vale destacar que, em caso de ocorrências relacionadas às redes elétricas, a EDP deve ser acionada por meio de canais de atendimento que funcionam 24 horas:
São Paulo:
Central de Atendimento: 0800 721 0123
Aplicativo EDP Online e site da EDP www.edp.com.br
WhatsApp: (11) 93465-2888
Espírito Santo:
Central de Atendimento: 0800 721 0707
Aplicativo EDP Online e site da EDP www.edp.com.br
WhatsApp: (27) 99772-2549
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].