O Grupo EDP lançou duas unidades para explorar o potencial do hidrogênio verde e sistemas de armazenamento de energia.
A H2BU (H2 Business Unit) é o novo braço do da empresa para o desenvolvimento de projetos de hidrogênio verde. A nova unidade será liderada por Ana Quelhas, diretora de Planeamento Energético do Grupo EDP.
A nova unidade da EDP tem como foco o desenvolvimento de oportunidades do hidrogênio verde com a indústria do aço, química, refinarias, cimentos e transportes pesados de longo curso.
Segundo a empresa, a H2BU aumentará a integração do hidrogênio verde no portfólio do grupo de forma estratégica e transversal e promoverá o investimento nas renováveis. Os principais mercados são os dos Estados Unidos e da Europa.
A unidade dedicada ao armazenamento de energia, foi constituída na EDPR NA e tem o objetivo de atingir em 5 anos a capacidade de 1 GW de armazenamento.
De acordo com Miguel Stiwell de Andrade, CEO da EDP, a criação da unidade reforça o esforço da empresa na transação energética.
“A crescente penetração de renováveis exige cada vez mais a integração com sistemas de armazenamento, como sejam as baterias, para proporcionar a flexibilidade necessária ao sistema elétrico e assim potenciar o próprio crescimento das renováveis”, afirma o CEO.
A unidade de armazenamento será operada pela EDP Renováveis nos Estados Unidos e tem como foco a análise da tecnologia de armazenamento.