7 de dezembro de 2023
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 11,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 24,8GW

EDP lança unidade de hidrogênio verde e armazenamento de energia

As novas unidades têm como prioridade atender o mercado estadunidense e europeu

Autor: 27 de fevereiro de 2021junho 22nd, 2023Brasil
2 minutos de leitura
EDP lança unidade de hidrogênio verde e armazenamento de energia

O Grupo EDP lançou duas unidades para explorar o potencial do hidrogênio verde e sistemas de armazenamento de energia.

A H2BU (H2 Business Unit) é o novo braço do da empresa para o desenvolvimento de projetos de hidrogênio verde. A nova unidade será liderada por Ana Quelhas, diretora de Planeamento Energético do Grupo EDP.

A nova unidade da EDP tem como foco o desenvolvimento de oportunidades do hidrogênio verde com a indústria do aço, química, refinarias, cimentos e transportes pesados de longo curso.

Segundo a empresa, a H2BU aumentará a integração do hidrogênio verde no portfólio do grupo de forma estratégica e transversal e promoverá o investimento nas renováveis. Os principais mercados são os dos Estados Unidos e da Europa.  

A unidade dedicada ao armazenamento de energia, foi constituída na EDPR NA e tem o objetivo de atingir em 5 anos a capacidade de 1 GW de armazenamento. 

De acordo com Miguel Stiwell de Andrade, CEO da EDP, a criação da unidade reforça o esforço da empresa na transação energética.

“A crescente penetração de renováveis exige cada vez mais a integração com sistemas de armazenamento, como sejam as baterias, para proporcionar a flexibilidade necessária ao sistema elétrico e assim potenciar o próprio crescimento das renováveis”, afirma o CEO.

A unidade de armazenamento será operada pela EDP Renováveis nos Estados Unidos e tem como foco a análise da tecnologia de armazenamento.

Redação do Canal Solar

Redação do Canal Solar

Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.