1 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Elera Renováveis anuncia expansão do complexo solar de Janaúba (MG)

Com investimento de R$ 1,2 bilhões, as obras estão previstas para serem iniciadas neste mês de janeiro

Autor: 5 de janeiro de 2024janeiro 8th, 2024Projetos
2 minutos de leitura
Elera Renováveis anuncia expansão do complexo solar de Janaúba (MG)

Usina de Janaúba é inaugurada no interior de Minas Gerais. Foto: Elera Renováveis/Divulgação

A Elera Renováveis anunciou a ampliação do complexo solar de Janaúba (MG), um dos maiores do Brasil, com acréscimo de geração em 422 MWp e investimentos adicionais da ordem de R$ 1,2 bilhões. 

As obras estão previstas para iniciar em janeiro de 2024 e a expectativa de conclusão é para o primeiro trimestre de 2025, com a criação de mais de 4 mil empregos diretos e indiretos, durante a fase da obra.

A área da expansão do complexo é de mais de 800 hectares, o equivalente a 1,2 mil campos de futebol com capacidade para fornecer energia para 970 mil residências. Ao todo, serão adicionados cerca de 700 mil módulos solares ao empreendimento.

O complexo foi inaugurado em julho do ano passado e conta, atualmente, com 2,2 milhões de painéis solares em operação capazes de gerar energia para 1 milhão de residências.

Com a expansão, o local passará a comportar 2,9 milhões de módulos fotovoltaicos e uma capacidade de geração suficiente para abastecer quase 2 milhões de residências.  

De acordo com a Elera Renováveis, a energia da expansão já está com quase 50% comercializada no Mercado Livre e com negociações avançadas para alcançar 70% de sua capacidade comercializada, também com contratos de autoprodução

Somente em 2023, a empresa incorporou ao seu portfólio operacional, além do Complexo Solar Janaúba, três parques eólicos com 450 MW de capacidade instalada, fruto de duas aquisições e da conclusão da construção do Complexo Eólico de Seridó, no Rio Grande do Norte. 


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.