Eletropostos crescem 50% em quatro meses no Brasil

Estudo aponta que o total de pontos de recarga saltou de 500 em março para 754 em julho
Eletropostos crescem 50% em quatro meses no Brasil
Aumento de pontos de recarga evidencia o crescimento do mercado brasileiro de eletromobilidade

O total de eletropostos públicos e semi públicos no Brasil saltou de cerca de 500 pontos em março de 2021 para 754 em julho, dos quais 735 estão em operação.

É o que apontou levantamento realizado pela Tupinambá Energia, encomendado pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). Esses números indicam um crescimento de 50% em apenas quatro meses.

Segundo Davi Bertoncello, diretor de Infraestrutura da ABVE e CEO da Tupinambá, o estudo mostra que a oferta de pontos de recarga tem evoluído em sintonia com o crescimento do mercado brasileiro de eletromobilidade.

De acordo com a pesquisa, a maior parte desses equipamentos é de até 7,4 kW, por causa da infraestrutura elétrica dos imóveis.

Porém, tem crescido o número de estações de 11 kW e 22 kW, por causa do emplacamento de mais automóveis que operam essas cargas em corrente alternada.

Estados

Em março de 2021, os cerca de 500 eletropostos apurados pela Tupinambá/ABVE estavam assim distribuídos por estado:

  • São Paulo: 49, 31% do total;
  • Santa Catarina: 11,03%;
  • Rio de Janeiro: 9,31%;
  • Paraná: 7,93%;
  • Distrito Federal: 7,59%;
  • Minas Gerais: 6,21%;
  • Espírito Santo: 2,76%;
  • Rio Grande do Sul: 2,07%;
  • Pernambuco: 1,72%;
  • Goiás: 1,03%;
  • Bahia: 0,34%;
  • Mato Grosso: 0,34%;
  • Mato Grosso do Sul: 0,34%.

São considerados eletropostos públicos aqueles instalados em parques, ruas e praças. Semi públicos são os de shoppings, áreas de estacionamentos privados, pátios de redes de lanchonetes, postos de abastecimento etc. Ou seja, estabelecimentos privados com livre acesso para qualquer veículo elétrico ou híbrido plug-in.

Os números não incluem os pontos de recarga em condomínios residenciais ou comerciais particulares e nem aqueles instalados em concessionárias de automóveis que só atendem aos veículos de suas marcas.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal