20 de setembro de 2021
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 3,83GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 6,90GW

Carrinho

Salvador e SENAI CIMATEC abrem chamada para Cidade Zero Carbono

Capital baiana busca criar conexões entre os desafios de indústrias parceiras e soluções de startups

Autor: 13 de setembro de 2021Brasil
Salvador e SENAI CIMATEC abrem chamada para Cidade Zero Carbono

A Prefeitura de Salvador, em parceria com o SENAI CIMATEC, abriu chamada para o programa Cidade Zero Carbono, cujo objetivo é criar conexões entre desafios de indústrias parceiras e propostas inovadoras de solução de startups. 

A iniciativa terá suporte financeiro não reembolsável sob forma de cooperação em que as instituições selecionadas contarão com o apoio das instituições vigentes.

Os desafios propostos pelas empresas e as soluções propostas pelas startups devem estar alinhados com as temáticas de neutralização das emissões de gases de efeito estufa, além de tratar a questão da neutralização das emissões de CO₂ em 2049.

“A chamada nasce de uma parceria que já vem dando certo há muito tempo entre Prefeitura e o Senai Cimatec na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para a nossa cidade. Temos uma missão para cumprir até 2049, e precisamos criar condições para que empreendedores com boas ideias sejam parte desse esforço que poder público e iniciativa privada estão fazendo para alcançarmos nosso objetivo”, afirma Edna França, secretária da Secis (Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência).

Interessados em participar precisam estar entre as seguintes categorias: 

  • Empresas industriais de médio e grande portes, regularizadas e com CNPJ ativo, que possuam CNAE primário industrial ou sejam contribuintes do SESI e/ou SENAI; 
  • Startups com CNPJ ativo com até 10 anos de existência, cujo faturamento anual seja inferior a R$ 16 milhões; e, 
  • Instituições parceiras com objetivo de contribuir com a realização das provas de conceito, por meio de contrapartida econômica ou financeira, mas não atendam aos requisitos para figurar como indústria demandantes.

Para se inscrever, as indústrias devem indicar seus desafios e as startups devem submeter propostas com soluções relacionadas com a temática.  As inscrições vão até dia 15 de outubro pelo link: Chamada Cidade Zero Carbono.

Etapas

Inscrições realizadas pelas startups com a submissão das propostas com soluções para as indústrias com os desafios relacionados com a temática escolhida. Em seguida, o SENAI CIMATEC irá acompanhar as interações entre as startups e as indústrias para encontrarem as melhores soluções. 

E, por fim, a última etapa é a execução dos projetos selecionados, os quais poderão receber investimento de até R$ 200 mil reais para serem utilizados com a realização de testes e/ou melhorias das soluções apresentadas, além de contar com mentorias do SENAI CIMATEC.

Imagem: Reprodução.

Mariana Zilli

Mariana Zilli

Atuou no Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) na mediação e no mapeamento de veículos de imprensa em funcionamento. Possui experiência como assessora de imprensa e produtora de conteúdo para redes sociais.

Comentar