O Grupo Emirates se uniu a Moro Hub, uma subsidiária da Digital DEWA, para serviços de co-localização no Parque Solar Mohammad Bin Rashid Al Maktoum. O data center, localizado no parque, é o maior movido a energia solar do mundo, conforme certificado pelo Guinness World Records.
A iniciativa de co-localização representa uma mudança significativa para a robusta infraestrutura de tecnologia do Grupo Emirates, à medida que a organização se prepara para sua próxima grande fase de crescimento.
A companhia espera começar a realocar seu data center em meados de 2026 para a Moro Hub, que fornecerá serviços abrangentes de co-localização, incluindo espaço em rack, energia, resfriamento, fornecimento de equipamentos e outros serviços associados. Com esta mudança, o Grupo Emirates passará a utilizar energia limpa na ordem de 3.000 MW anualmente, o que é necessário para alimentar o data center.
O acordo foi firmado na presença de Saeed Mohammed Al Tayer, diretor-geral e CEO da Autoridade de Eletricidade e Água de Dubai (DEWA), com assinaturas de Michael Doersam, diretor financeiro e de serviços corporativos do Grupo Emirates, e do engenheiro Marwan Bin Haidar, vice-presidente e CEO do grupo Digital DEWA.
“Temos orgulho de fortalecer a jornada de sustentabilidade do grupo com esta mudança estratégica para o maior data center verde movido a energia solar do mundo no Parque Solar Mohammed Bin Rashid Al Maktoum”, disse Al Tayer.
“Esta aliança estratégica com o Grupo Emirates sublinha a dedicação de Dubai em acelerar a transformação digital e reforçar sua posição global na aviação sustentável. Ao unir forças com eles, a Moro Hub está preparada para impulsionar o crescimento econômico sustentável e garantir um futuro movido pela inovação e sustentabilidade, consolidando assim a liderança de Dubai no cenário mundial”, ressaltou.
Segundo Michael Doersam, a parceria com a Moro Hub é um passo importante para o cenário tecnológico da Emirates, à medida que a companhia se prepara para a próxima era de crescimento e expansão. “Ambas as organizações compartilham uma visão comum de posicionar Dubai como líder global em tecnologia, inovação e sustentabilidade”.
“Ao transferir nossas operações digitais para a Moro Hub, estamos construindo resiliência operacional, escalabilidade e, acima de tudo, reduzindo nossa pegada ambiental. A adoção de soluções de energia limpa reforça nosso compromisso com um futuro mais verde e impulsionado pela tecnologia”, finalizou.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
Uma resposta
Prezados, a expansão acelerada dos Data Centers vem acontecendo em grande parte do mundo. Para atender esse aumento de demanda e consumo a expansão da capacidade instalada de potência pelos meios tradicionais é irreal. Aqui, então, entra a geração solar que preenche com a rapidez necessária para supri tais data centers. O Brasil possui condições extremamente favoráveis, pois é público e notório que o nosso potencial de energia solar é um dos maiores do mundo. Também para favorecer essa expansão da geração solar é que os preços dos equipamentos e acessórios vem experimentando um queda vertiginosa, que contribui para a diminuição do tempo de retorno do investimento, colaborado uma Taxa Interna de Retorno (TIR) excelente e impossível de ser igualada pelos investimento ofertado pelo mercado tradicional. Engenheiro, professor, mestre em ciências de engenharia elétrica- sistema de potência, projetista em eficiência energética, geração solar, estação de carregamento de veículos elétricos, inclusive com Carpot para geração solar.