GC Solar 22,70 GW GD Solar 49,91 GW
Mercado & Investimentos

Empresa busca usinas de GD para arrendamento em contratos de longo prazo

Chamamento ficará aberto até quarta-feira (30) e contempla usinas solares, hidrelétricas e térmicas movidas a biogás e biomassa

Canal Solar - Empresa busca usinas de GD para arrendamento em contratos de longo prazo

Foto: Magnific

A New Sun Energy Group – empresa brasileira especializada em energia solar por assinatura – abriu um processo privado para selecionar usinas de GD (geração distribuída) que poderão integrar seu portfólio de ativos renováveis.

Empresas interessadas têm até esta próxima quarta-feira (30) para encaminhar propostas, que serão submetidas a etapas de análise técnica, pré-qualificação, diligência e negociação antes da eventual contratação.

O chamamento contempla usinas de fontes solar fotovoltaica, hidráulica e térmica a biogás ou biomassa, tanto já conectadas ao sistema elétrico quanto em fase final de conexão.

Quem pode participar?

O edital estabelece que estarão aptas a apresentar propostas pessoas jurídicas que possuam vínculo formal com os empreendimentos candidatos. Confira o formulário de cadastro, clicando aqui.

Além dos proprietários das usinas, podem participar empresas que detenham posse ou direito regular de uso da área e dos ativos, controle societário ou operacional, autorização contratual para negociar o empreendimento ou mandato específico concedido pelo titular da usina.

Também será aceita a participação de representantes com poderes formais para encaminhar propostas, prestar informações, compartilhar documentos e conduzir as negociações preliminares.

A documentação exigida deverá comprovar a legitimidade da representação e o atendimento às condições jurídicas previstas no processo seletivo.

Critérios técnicos

O processo é direcionado a empreendimentos de geração distribuída enquadrados nas modalidades GD0 e GD1. As usinas deverão atender aos requisitos regulatórios e técnicos do setor elétrico e estar em operação ou em fase final de conexão à rede.

A seleção ocorrerá em várias etapas, iniciando pela análise preliminar das propostas encaminhadas até 30 de junho, seguida pela pré-seleção dos ativos, realização da due diligence e abertura da fase de negociação.

De acordo com o cronograma divulgado, as análises preliminares deverão ser concluídas até 7 de julho, enquanto a pré-seleção está prevista para até 10 de julho. A etapa de diligência ocorrerá entre 11 e 30 de julho e as negociações deverão avançar ao longo de agosto, quando também poderão começar as assinaturas contratuais.

Nordeste concentra preferência

Embora o edital tenha abrangência nacional, a New Sun demonstra preferência por empreendimentos localizados nas regiões Norte e, principalmente, Nordeste, onde a companhia já concentra parcela relevante de sua atuação.

A empresa informa possuir usinas distribuídas em 14 estados brasileiros, com presença destacada nessas duas regiões. Essa distribuição geográfica acompanha a estratégia da companhia de ampliar sua atuação em mercados considerados prioritários para a expansão da geração distribuída.

Os empreendimentos selecionados poderão integrar o portfólio da empresa mediante contratos estruturados em modelo take-or-pay, com prazo mínimo de 120 meses, condição apresentada pela companhia como um dos principais atrativos do processo.

Próximas etapas

Após o encerramento do prazo para envio das propostas, a New Sun iniciará a avaliação técnica e documental dos empreendimentos inscritos.

Somente os projetos considerados aderentes aos critérios estabelecidos seguirão para a fase de diligência, na qual serão aprofundadas as análises jurídicas, regulatórias e operacionais antes da negociação definitiva das condições comerciais.

Segundo o edital, a assinatura dos contratos ocorrerá em fluxo contínuo, acompanhando a conclusão das negociações individuais com cada participante.

Perfil da empresa

A New Sun Energy Group atua no segmento de geração distribuída por assinatura, desenvolvendo soluções voltadas ao fornecimento de energia renovável para consumidores conectados ao mercado de GD. A companhia mantém operações em 14 estados brasileiros, com maior concentração nas regiões Norte e Nordeste.

Seu modelo de negócios é baseado na formação de um portfólio de usinas renováveis destinado ao atendimento de consumidores por meio de contratos de longo prazo, estratégia que a empresa pretende ampliar com o processo de seleção atualmente aberto.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Antonio Carlos Sil
Sobre o autor
Antonio Carlos Sil

Antonio Carlos Sil é jornalista formado pela FMU/FIAM. Atuou como repórter pela Brasil Energia, além de serviços prestados para Agência Estado, Exame e Canal Energia. Trabalhou em assessorias de comunicação da CPFL Energia, CESP e AES Tietê. Cobre setor elétrico desde 2000. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentários

Os comentários são moderados antes da publicação

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Deixe seu comentário

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.