Empresa de energia solar é investigada por suspeita de estelionato no MS

Segundo a polícia, venda dos sistemas fotovoltaicos era feita e, após o pagamento, equipamentos não eram entregues
CanalSolar-Empresa-de-energia-solar-e-investigada-por-suspeita-de-estelionato-no-Mato-Grosso-do-Sul.jpg
Foto: Política Civil de Corumbá/Divulgação

A Polícia Civil do 1º DP de Corumbá (MS) está investigando uma empresa de energia solar sob a suspeita de estelionato e falsidade ideológica.

A polícia cumpriu mandado de busca e apreensão na última segunda-feira (4), em dois endereços no município de Ladário, área central de Corumbá. Foram apreendidos três computadores, dois notebooks, celulares e alguns documentos.

A investigação iniciou depois de registros de boletins de ocorrência contra a empresa suspeita de estelionato e falsidade ideológica.

De acordo com as investigações, a empresa mudou de nome três vezes, sempre agindo da mesma forma, realizando visitas técnicas até o pagamento, porém nunca executava as instalações dos sistemas solares, sempre informando problemas meteorológicos, de logística e até emissão de nota fiscal falsa.

A empresa, cujo nome não foi revelado, tem uma matriz sediada em Campo Grande e uma filial em Corumbá.

A Polícia Civil de Corumbá orienta que outras pessoas que se sentirem lesadas procurem a delegacia mais próxima, para registro de Boletim de Ocorrência, ou acionar o disque denuncia através do número (67) 3234-7111, quem também funciona como WhatsApp.

Cuidados necessários na contratação de empresas de energia solar

Confira abaixo as principais recomendações que clientes e toda empresa de energia solar precisa colocar em prática antes de fechar um contrato. A lista foi produzida por Gustavo Tegon, especialista em vendas.

Não assine nada imediatamente: as armadilhas, geralmente, exigem que você assine o contrato rapidamente, para que o cliente não tenha tempo de reflexão. Não assine nada antes e vá atrás de informações sobre a empresa primeiro. Empresas conceituadas, não só tiram todas as dúvidas, como também respeitam o tempo de cada cliente.

Não comece nada sem um contrato: enquanto alguns golpistas pressionam pela assinatura de um contrato imediatamente, outros procuram começar a trabalhar sem assinar nenhum documento legal. Não deixe isso acontecer. Uma empresa série irá insistir em um contrato e irá ajudá-lo a entender o que isso significa para você.

Além disso, não confunda uma estimativa gratuita – que muitas boas empresas de energia solar fornecem – com um contrato real. Algumas empresas duvidosas fornecem uma estimativa e agem como se esse fosse o seu contrato. Não é. Qualquer contrato que você assine deve ser fácil de entender.

Obtenha referências sobre o fornecedor: nunca deixe de verificar o histórico da empresa. Há quanto tempo está no mercado? Ela tem um endereço físico e não apenas um site ou número de telefone? Converse com clientes que tiveram relação com essa fornecedora. Às vezes, uma simples pesquisa online resultará em informações valiosas.

Não olhar somente o preço ofertado: uma das principais iscas dos golpes aplicados por empresas fraudulentas (em todos os segmentos econômicos) é justamente oferecer um preço bastante atrativo para seus clientes.

Em alguns casos, os criminosos usam a tática de sinalizar que a oferta acabará em instantes, o que acaba persuadindo o cliente a realizar a compra rapidamente. O objetivo desse tipo de golpe é fazer com que o consumidor não tenha tempo para refletir e realizar uma verificação de segurança que pode revelar que se trata de um golpe.

Independente disso, a regra é uma só: preço barato demais? Desconfie e busque fazer uma pesquisa sobre o histórico da empresa e de suas vendas. Na própria internet há diversos sites, onde podem ser encontrados comentários sobre a credibilidade desta companhia. Não custa nada pesquisar.

Entender o posicionamento da empresa no setor: o posicionamento de mercado é uma ferramenta muito valiosa para qualquer empresa. Afinal, é o que define a forma com que uma companhia se apresenta ao público.

Uma empresa séria, ao criar uma estratégia de posicionamento, buscará deixar claro para todos qual é o segmento que ela atende e quais seus diferenciais. Se isso não estiver claro, desconfie. Não necessariamente será golpe, mas o melhor é se precaver e buscar por outras companhias.

Conhecer as lideranças da empresa: quem é o fundador, presidente, co-fundador ou gerente desta empresa? Qual é o histórico destes profissionais no setor de energia solar? Eles têm credibilidade? Quando fazemos uma consulta rápida no Google, os nomes deles são bem avaliados ou sequer aparecem na plataforma de pesquisa? Essas são perguntas que precisam ser respondidas, pois como costumam dizer nossos pais quando somos pequenos: nunca se deve confiar em estranhos.

Imagem de Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal