A Sollar Sul, credenciada da Renovigi Energia Solar, tem como meta atingir um faturamento de R$ 120 milhões para 2022, alta de 650% em relação aos 16 milhões obtidos em 2021 e de 2.300% frente aos R$ 5 milhões alcançados em 2020.
Ademais, a empresa disse que espera vender 10 mil painéis solares por mês este ano, um crescimento de 150% comparado com os 4 mil módulos vendidos por mês em 2021.
Prestes a comemorar quatro anos em abril, a marca conta com mais de 1,2 mil usinas em operação e mais de 45 mil painéis instalados. “Temos clareza de onde queremos chegar e focamos nossa energia para isso,” destacou Leonardo Porto, CEO da Sollar Sul.
A companhia enfatizou ainda que foi precursora em adquirir o primeiro carro elétrico a rodar em Taquari (RS), que possui cerca de 26 mil habitantes, e a instalar o primeiro projeto com contêineres na cidade, incluindo captação de água da chuva por meio de cisternas, utilização de energia solar e materiais reciclados na construção da obra.
Outro projeto que marcará a expansão da empresa corresponde ao Centro de Distribuição. Com obras em fase final, o espaço de 5 mil m² concentrará o escritório e toda operação logística para atender, além de Taquari, as filiais de Teutônia, Charqueadas, Lajeado e os novos pontos mapeados por Porto que devem ser inaugurados ainda no primeiro semestre.
Ivanda Aguilera, coordenadora de vendas da Renovigi, regional Rio Grande do Sul, ressaltou o perfil inovador do empresário. “A Sollar Sul foi pioneira na região de Taquari com estilo único que o diferencia e o torna a marca referência”.
“O Leonardo observou a necessidade e soube transformar o modelo atual de geração solar para algo que tivesse sustentabilidade econômica, social e ambiental”, concluiu.
Energia solar no Rio Grande do Sul
De acordo com dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Rio Grande do Sul está na terceira colocação do ranking estadual de GD (geração distribuída) fotovoltaica com cerca de 1 GW de potência, ficando atrás apenas de Minas Gerias e São Paulo, que possuem, respectivamente, 1,5 GW e 1,2 GW.
Integrada por Santa Catarina e Paraná, a Região Sul representou 32% do faturamento em 2021 da Renovigi Energia Solar, fabricante e fornecedora dos equipamentos para a Sollar Sul e mais de 600 credenciados nos estados.