29 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,7GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 27,7GW

Solar será usada para compensar gastos da prefeitura de Rio Branco (AC)

Usina fotovoltaica de 2 MW deve ser instalada para promover economia e sustentabilidade

Autor: 25 de fevereiro de 2022Brasil
2 minutos de leitura
Solar será usada para compensar gastos da prefeitura de Rio Branco (AC)

Prefeitura de Rio Branco pretende construir a usina com recursos próprios. Foto: Evandro Derze/Assecom

Apostar em projetos de eficiência energética que contribuem com sustentabilidade e redução de gastos. Este tem sido o plano de diversos Estados do Brasil.

Recentemente, por exemplo, o Governo do Tocantins abriu Consulta Pública para a implantação, operação e manutenção de usinas fotovoltaicas em parte dos órgãos públicos estaduais.

Leia mais

A prefeitura da cidade de Brotas (SP) também não ficou de fora. O Órgão construiu uma usina de 100 kWp na rodoviária Miguel Osti para reduzir a conta da CIP (contribuição de iluminação pública), que é a taxa cobrada todos os meses na fatura de energia.

Agora, mais uma prefeitura está buscando na energia solar uma forma de economizar na conta de luz. Na semana passada, Tião Bocalom, prefeito de Rio Branco (AC), promoveu uma reunião com José Adriana Silva, presidente da Energisa Acre, para a instalação de um sistema fotovoltaico.

De acordo com Bocalom, o objetivo com a construção deste empreendimento, com recursos que a gestão já possui, é a compensação de gastos de energia elétrica que a prefeitura consome atualmente.

Total investido por Rio Branco

Ao total, devem ser investidos entre R$ 11 e R$12 milhões para a implantação do complexo solar fotovoltaico, que deve ter 2 MW de potência instalada.

“Isso, com certeza, vai compensar boa parte da eletricidade que a prefeitura consome hoje. Principalmente, após a gestão assumir o Saerb (Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco)”, concluiu.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Um comentário

  • MARCELO júnior de Andrade Cavalcante disse:

    Excelente! Minha querida Rio Branco. Parabéns prefeito. Deveria usar produtos Weg. Módulo com capacidade de 510w Mercelo formação Gestão pública. Profissional eletrotécnico. 10 anos de administração pública. Palácio das secretaria.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.