4 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Empresa europeia fecha acordo para construção de 12 usinas solares no Brasil

As usinas serão construídas no estado de Minas Gerais e terão capacidade instalada de cerca de 37 MWp.

Autor: 5 de julho de 2021Brasil
2 minutos de leitura
Empresa europeia fecha acordo para construção de 12 usinas solares no Brasil

A Norsk Solar, multinacional com sede em Oslo, na Noruega, assinou um acordo com as empresas de energia renovável GDSolar e Órigo Energia para a construção de 12 usinas fotovoltaicas no Brasil.

As usinas serão instaladas no estado de Minas Gerais e terão capacidade instalada de cerca de 37 MWp. O contrato possui prazo de 25 anos e prevê investimentos iniciais de R$ 150 milhões. 

Segundo a Norsk Solar, a parceria é um passo importante para o plano de negócios da entidade no território brasileiro, uma vez que torna mais estável a entrada da multinacional nesse mercado. 

O objetivo da empresa norueguesa, que atua justamente no mercado de países emergentes, é financiar, construir e desenvolver uma carteira de projetos de energia solar voltada para as áreas industriais e corporativas. Pelo acordo, a Norsk Solar será a proprietária majoritária dos ativos, com 90% de participação. 

Mauro Benedetti, Country Manager da entidade no Brasil, avalia que o mercado corporativo e industrial brasileiro de energia solar está crescendo nos últimos anos e que a empresa vê a possibilidade de investimentos no setor com bons olhos. 

“Vemos um grande potencial para nossa proposta de valor. Vemos ainda que, com esses primeiros projetos no Brasil, estabelecemos uma marca local forte e garantimos uma boa posição de entrada no mercado”, disse ele. 

Por causa da pandemia de Covid-19, a cerimônia de assinatura do acordo entre as companhias aconteceu de forma simultaneamente no Consulado Honorário da Noruega, em São Paulo, e na Embaixada do Brasil na Noruega, em Olso.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

2 comentários

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.