4 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Enel planeja vender distribuidora de energia do Ceará

Decisão faz parte do plano estratégico da empresa para o período de 2023-2025

Autor: 22 de novembro de 2022Setor Elétrico
2 minutos de leitura
Enel planeja vender distribuidora de energia do Ceará

Logo da empresa multinacional de energia, Enel, em Milão, Itália. Foto: Reprodução

A italiana Enel anunciou, nesta terça-feira (22), a intenção de vender a sua distribuidora de energia do Ceará, concentrando assim as operações em São Paulo e Rio de Janeiro. A decisão faz parte do plano estratégico da empresa para o período 2023-2025.

No plano, a companhia prevê investir um total de cerca de 37 mil milhões de euros, com foco em seis países: Espanha, Itália, Estados Unidos, Brasil, Chile e Colômbia.

Deste total, 60% será destinado ao apoio à estratégia comercial integrada do grupo (geração, clientes e serviços), e 40% alocados às redes para suportar o seu papel como facilitadores da transição energética.

Enel Brasil lança jogo sobre desafios climáticos

No comunicado, a Enel afirmou que está se concentrando na cadeia de valor integrada buscando a eletrificação sustentável, cada vez mais necessária nos sistemas energéticos globais, cobrindo cerca de 90% de suas vendas a preço fixo com eletricidade livre de carbono em 2025, o que elevará a geração renovável para cerca de 75% do total, bem como atingirá cerca de 80% dos clientes da rede digitalizada.

Francesco Starace, CEO e gerente geral da Enel disse que nos próximos três anos fornecerão, em modelos de negócios integrados, know-how digital, negócios e geografias que possam agregar valor, apesar do atual cenário desafiador, adotando uma estrutura mais enxuta e um conjunto mais robusto de índices financeiros.

“Isso aumentará nossa resiliência a possíveis turbulências futuras contínuas, bem como posicionará nossa criação de valor para um maior crescimento, beneficiando todas as partes interessadas e acelerando a independência energética em nossos principais países”, concluiu.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.