Após uma forte chuva atingir a Região Metropolitana de São Paulo na última sexta-feira (21) e deixar milhares de moradores sem acesso à luz, um erro no procedimento de religação da energia elétrica gerou transtornos para moradores de um condomínio da Zona Oeste paulistana.
Técnicos da concessionária Enel-SP, ao tentarem solucionar a falta de energia no prédio, alteraram erroneamente o nível de tensão elétrica de 127V para 220V, o que resultou na queima de eletrodomésticos dos moradores, causando prejuízos significativos.
A empresa ainda não informou os motivos do erro, mas declarou que entrará em contato com o condomínio afetado e que restituirá os clientes que tiveram danos verificados em seus aparelhos eletrônicos.
Na sexta-feira (20), cerca de 660 mil clientes ficaram sem energia na Grande São Paulo por causa das fortes chuvas – número esse que foi reduzido para 130 mil no sábado (21). Neste domingo (22), a Enel-SP divulgou que 35,7 mil residências ainda aguardam o retorno da eletricidade.
Segundo a concessionária, além da tempestade, a interrupção do fornecimento também teria sido causada por eventos comuns na rotina de distribuição de energia, como colisões de carros em postes e interferência de vegetação na rede elétrica.
Até o final da tarde de domingo, o município de São Paulo tinha 28 mil consumidores sem luz, seguido de Mauá (2,1 mil pessoas sem energia), Ribeirão Pires (1,5 mil), e Santo André (1,4 mil).
Ao todo, o Corpo de Bombeiros recebeu 111 chamados para quedas de árvores em razão das chuvas. O trânsito na capital paulista também bateu recorde, com mais de 600 km de engarrafamentos em razão de uma série de alagamentos.
“A companhia acionou antecipadamente seu plano de contingência, com reforço das equipes em campo, que seguirão trabalhando 24h para reconstruir os trechos de rede danificados e restabelecer o serviço para todos os clientes”, informou, em nota, a Enel-SP.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].